Grito da Terra apresenta pauta de reivindicações ao Legislativo



Representantes da manifestação Grito da Terra 2011 acompanharam, nesta quarta-feira (18), a reunião que elegeu o senador Wellington Dias (PT-PI) para a presidência da Subcomissão Temporária de Erradicação da Miséria e Redução da Pobreza e o senador Sérgio Petecão (PMN-AC) para a vice-presidência. Eles entregaram a Wellington Dias e a Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) - na qual funciona a subcomissão - as reivindicações do setor, reunidas no documento "Pauta do Campo".

Wellington Dias prometeu encaminhar o documento aos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia, bem como aos presidentes das comissões onde tramitam projetos de interesse do setor rural e aos relatores destes. Dias garantiu que a subcomissão vai contribuir com o programa Brasil sem Miséria, do governo federal. Em sua visão, a erradicação da fome e da miséria no país depende, em grande parte, da atividade rural.

A presença de parlamentares comprometidos com o setor rural, disse o senador João Pedro (PT-AM), é importante para dar prosseguimento às conquistas do setor agrícola. Para beneficiar os trabalhadores rurais, o senador pediu uma decisão sobre o Código Florestal e a reforma agrária, entre outros temas.

A definição da legislação ambiental também foi reivindicada por José Carlos Pizzolotto de Oliveira, representante do Grito da Terra. Ele disse que a produção agrícola depende de regras claras para a atividade rural. A mobilização em Brasília, em sua visão, poderá sensibilizar as autoridades neste sentido.

- Não estamos passeando. Viemos quase obrigados. Pela nossa vontade, estaríamos em nossas propriedades, cuidando dos nossos afazeres. Mas sem a manifestação, com certeza, continuaremos esquecidos pelos órgãos governamentais - disse.

Raimunda de Macenas, que representou a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), disse que grande parte da pobreza do Brasil está no meio rural. Para ela, é necessário que o segmento dialogue com o Legislativo para "ajudar a governar este país".



18/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidenta recebe pauta de reivindicações do Grito da Terra

Presidenta recebe pauta de reivindicações do Grito da Terra 2012

Trabalhadores rurais discutem em Brasília pauta de reivindicações do Grito da Terra

Paim defende reivindicações do Grito da Terra

Inácio Arruda defende reivindicações dos trabalhadores no Grito da Terra

Lideranças do Grito da Terra acham que Dilma atenderá reivindicações sobre Plano Safra