Paim defende reivindicações do Grito da Terra
O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu em Plenário nesta quarta-feira (18) o movimento Grito da Terra, que reúne trabalhadores rurais e sindicalistas até sexta-feira (20) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
O movimento, informou Paim, é liderado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que, segundo ele, reúne 27 federações e quatro mil sindicatos, com o objetivo de defender interesses de agricultores - proprietários de terras ou não - e negociar políticas públicas por meio de ações e pressão sobre o governo federal.
- O presidente da Contag, Alberto Broch, enumerou alguns pontos da pauta. A presidenta ouviu respeitosamente e ficou de estudar as reivindicações da agricultura familiar, dentre elas, estavam o combate à pobreza na área rural, as questões de gênero e a geração de emprego, renda e riqueza. O representante dos trabalhadores rurais foi enfático quanto ao quesito geração de renda, afirmando que a garantia de renda é fundamental para fixar o agricultor no campo e, ainda dentro desse assunto, cobrou o apoio ao cooperativismo e à agroindústria familiar - relatou o senador, sobre pauta apresentada à presidente Dilma Rousseff no início de abril.
Paim acrescentou que a presidente deu prioridade à educação no campo e ressaltou que as mulheres receberão atenção permanente em seu governo. A presidente teria se comprometido a ir ao encontro de mulheres chamado Marcha das Margaridas, prevista para agosto.
Em aparte, o senador José Pimentel (PT-CE) informou que os representantes dos agricultores foram recebidos de manhã pela presidente Dilma Rousseff, que garantiu prioridade para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), um dos pontos reivindicados pelo movimento18/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Inácio Arruda defende reivindicações dos trabalhadores no Grito da Terra
Presidenta recebe pauta de reivindicações do Grito da Terra
Grito da Terra apresenta pauta de reivindicações ao Legislativo
Presidenta recebe pauta de reivindicações do Grito da Terra 2012
Trabalhadores rurais discutem em Brasília pauta de reivindicações do Grito da Terra
Lideranças do Grito da Terra acham que Dilma atenderá reivindicações sobre Plano Safra