Grupo de parlamentares e diplomatas paraguaios acompanha tramitação do projeto dos sacoleiros
Com o objetivo de acompanhar a tramitação, no Senado, do projeto de lei do Executivo que regulamenta a situação dos sacoleiros responsáveis por pequenas importações de mercadorias do Paraguai, um grupo de parlamentares e diplomatas desse país reuniu-se, nesta quarta-feira (29), com senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
O projeto (PLC 27/08) deverá ser analisado nesta quinta-feira (30) na comissão com voto favorável do relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que acolheu 11 emendas. Entre as propostas de alteração, estão as dos senadores João Pedro (PT-AM) e Arthur Virgílio (PSDB-AM) que visam a ampliar os benefícios fiscais para a Amazônia Ocidental. A matéria tramita em regime de urgência e simultaneamente nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE), além da CRE.
O encontro, coordenado pelo vice-presidente da CRE, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), contou com a presença do embaixador do Paraguai, Luis Gonzáles Arias; do senador Alberto Grillón; do governador do Alto Paraná, Nelson Aguinagalde; da prefeita de Cidade do Leste, Sandra Mcleod, entre outras autoridades daquele país.
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que é relatora do projeto na CCJ, e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), relator da matéria na CAE, defenderam a aprovação urgente do projeto. Os senadores Aloizio Mercadante (PT-SP), Romeu Tuma (PTB-SP), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e José Nery (PSOL-PA) também manifestaram apoio à proposta.
O projeto institui o Regime de Tributação Unificada (RTU) para mercadorias importadas do Paraguai por via terrestre e em pontos de fronteira habilitados para efetuar a tributação simplificada. A proposta exclui do regime, entre outras mercadorias, armas e munições, explosivos, cigarros, veículos e bebidas.
29/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parlamentares paraguaios tomam posse
CRE recebe delegação de parlamentares paraguaios
CRE recebe visita de parlamentares paraguaios
Parlamentares paraguaios condenam manobra militar brasileira
Parlamentares paraguaios denunciam corrupção e abuso policial
Parlamentares paraguaios pedem aprovação de mudanças no Tratado de Itaipu