Grupo técnico vai assessorar gestão do Sistema Cantareira



Diante da falta de chuvas no estado de São Paulo e das baixas afluências de vazões nos dois últimos meses aos reservatórios do Sistema Cantareira, a Agência Nacional das Águas (Ana) decidiu criar um grupo técnico de assessoramento para gestão da Cantareira no atual período de crise de escassez de água, o Gtag-Cantareira.

O Sistema Cantareira é fundamental para o atendimento das demandas de água das regiões metropolitana de São Paulo e das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

O Gtag-Cantareira será responsável por assessorar as autoridades outorgantes nas decisões referentes à gestão do Sistema Cantareira e realizar o acompanhamento diário dos dados referentes aos reservatórios e estruturas componentes do Sistema Cantareira, bem como dos postos de monitoramento de interesse: fluviométricos, pluviométricos e de qualidade.

O grupo também vai expedir relatórios semanais (sempre às sextas-feira) - avaliando a situação de armazenamento dos reservatórios do sistema e recomendando as vazões médias a serem praticadas nos próximos sete dias, e eventuais medidas de restrição ou suspensão de usos da água aos moradores de São Paulo.

O grupo será constituído por representantes da Ana, do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que exercerá a secretaria do Grupo, do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O trabalho vai durar até o dia 5 de agosto de 2014, ou prazo anterior, a critério das autoridades outorgantes.

Fonte:
Portal Brasil com informações do Diário Oficial da União



13/02/2014 09:22


Artigos Relacionados


Sistema Cantareira tem gestão democrática

Sistema Cantareira de abastecimento é tema de debate

SP vai integrar Sistema Cantareira e bacia do Paraíba do Sul

Sistema Cantareira completa 40 anos em atividade

Gestores discutem solução para o Sistema Cantareira

Não haverá racionamento de água no mês de julho no Sistema Cantareira