Guerra do tráfico contra o Estado no Rio mobiliza Plenário do Senado
A violência que atingiu diversas áreas da cidade do Rio de Janeiro nos últimos dias está preocupando os senadores, que ocuparam a tribuna para sugerir medidas que possam pacificar a cidade a médio e longo prazo. Os parlamentares também apoiaram o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, pelas medidas tomadas a fim de garantir a presença da polícia nas favelas da capital fluminense.
A implantação do projeto Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), do governo estadual, provocou uma reação violenta dos traficantes de drogas, a quem a presença efetiva da polícia nas favelas não interessa. Juntamente com a implantação das UPPs - projeto da área de segurança - o governo do Rio de Janeiro pretende também ampliar nas favelas o atendimento nas áreas de saúde, educação e lazer, aumentando, portanto a presença do Estado em setores em que sua ausência abria espaço para a atuação do tráfico.
Em pronunciamentos nesta quinta-feira (25), os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ), Alvaro Dias (PSDDB-PR), Mão Santa (PSC-PI), Pedro Simon (PMDB-RS) e Magno Malta (PR-ES) manifestaram sua preocupação com a situação que vem enfrentando a cidade do Rio de Janeiro.25/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Secretaria da Justiça mobiliza comunidades contra o tráfico de pessoas
"Estado e sociedade devem estar juntos contra o tráfico de pessoas", diz Cardozo
Estado podem se cadastrar até o dia 20 para criar núcleos contra o tráfico de pessoas
Plenário do Senado aprova requerimento condenando guerra no Iraque
CRE aprova moções contra a guerra e pela vinda de Celso Amorim ao Senado
Clima seco mobiliza bombeiros em todo o Estado