Plenário do Senado aprova requerimento condenando guerra no Iraque



Na iminência de os Estados Unidos deflagrarem guerra contra o Iraque, o Plenário do Senado aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (19), requerimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) condenando -a intervenção militar unilateral- no país. E conclamou os governantes norte-americanos e seus aliados -a ouvirem a voz dos povos- dispostos a apoiar uma saída pacífica para a destruição de armas de aniquilação em massa e a democratização das instituições políticas iraquianas.

- O unilateralismo belicoso promovido pelo governo de George W. Bush redundará em um considerável aumento da tensão política no mundo, no enfraquecimento dos sistemas multilaterais de solução de controvérsias, particularmente o das Nações Unidas, e, muito provavelmente, no recrudescimento do terrorismo - destacou Suplicy, que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Ainda no requerimento, o senador petista advertiu para os -efeitos deletérios- dessa ação militar sobre o -precário e complexo- desenho geopolítico no Oriente Médio, devendo agravar conflitos preexistentes. Também alertou para o impacto negativo sobre a economia mundial, como a redução de fluxos de investimento em países em desenvolvimento e o aumento do preço do petróleo.

Conforme observou Suplicy, não foram apresentadas, até o momento, provas ou indícios concretos de que o Iraque represente ameaça imediata a qualquer nação ou que seu governo tenha vínculos com grupos terroristas. -O Conselho de Segurança das Nações Unidas é a única instância que tem legitimidade para autorizar intervenções militares em países que tenham porventura desrespeitado resoluções aprovadas em seu âmbito-, assinalou.

Na ocasião, o presidente da CRE comentou a realização de audiência pública amanhã, às 10h, com o embaixador do Iraque, Jarallah Alobaidy. No próximo dia 3 de abril, será a vez de a embaixadora dos Estados Unidos, Donna Jean Hrinak, vir ao Senado. Ambos foram convidados a expor as razões dos respectivos países para deflagração de um conflito armado.




19/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy: guerra do Iraque já custa US$ 2 trilhões

Plenário aprova requerimento de Osmar convocando Pratini de Moraes

Plenário aprova requerimento para encerrar discussão da MP dos Portos

CRE examina voto de aplauso a opositores à guerra no Iraque

Simon quer fim da guerra no Iraque e do bloqueio a Cuba

CCJ APROVA EMENDAS DE PLENÁRIO À PROPOSTA QUE ACABA COM "GUERRA FISCAL"