Guia de Trânsito Animal Eletrônica beneficia criadores



Documento obrigatório para o transporte de bovinos e bubalinos agora poderá ser obtido pela internet

00:00 / 00:00

A partir desta quarta, 12, os criadores paulistas serão beneficiados pelo lançamento da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA). A novidade, apresentada pelo governador Geraldo Alckmin nesta terça, 11, durante o 2º Encontro Estadual de Defesa Agropecuária, em Campinas, permite solicitar e imprimir a guia de transporte pela internet, sem ter de comparecer a uma unidade da Defesa Agropecuária toda vez que realizar o transporte de animais.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O volume anual de guias emitidas no Estado chega a 1,4 milhão. A guia eletrônica é fruto de um trabalho de informatização e investimento do Governo do Estado e da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). "É um grande ganho. O produtor rural tinha que ir até a Casa de Agricultura, às vezes em outra cidade, para tirar uma guia de transporte. Agora ele vai fazer tudo pela internet, pode emitir a guia da sua casa, não perde tempo e não gasta dinheiro", afirmou o governador.

LEIA TAMBÉM
Estado libera R$ 19 milhões para a Defesa Agropecuária
Governo inaugura nova unidade do Detran-SP em Indaiatuba

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, explica que a guia eletrônica é válida para bovinos e bubalinos e em pouco tempo se estenderá para outros animais. Uma vez emitida, a guia deve estar em poder do criador durante todo o tempo em que os animais estiverem em trânsito. 

Segundo Mônika, o produtor deve comparecer a uma unidade da Defesa Agropecuária para fazer o cadastro como usuário e receber uma senha, com a qual poderá acessar as informações , fazer o cadastro da GTA que será emitida e informar a movimentação dos animais. O documento estará disponível no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Benefícios

A implantação da guia eletrônica trará benefícios como um maior controle de pragas e doenças pelo serviço oficial de defesa, mais eficiência na gestão da rastreabilidade do trânsito de bovídeos e melhor controle sanitário do rebanho paulista. Para ter acesso ao novo sistema, o criador precisa estar com a vacinação do rebanho e as obrigações sanitárias em dia.

Do Portal do Governo do Estado



12/11/2012


Artigos Relacionados


Novo aplicativo verifica autenticidade da Guia de Trânsito Animal

Leilão de estoques públicos de milho beneficia criadores do Nordeste afetados pela seca

Renan tem projeto que beneficia vítimas do trânsito pobres ou desempregadas

Garibaldi defende criadores de camarão

Moçambique sediará bienal Criadores da CPLP

Mozarildo elogia criadores de aves e suínos