Guilherme Palmeira: 'Ideais de justiça e democracia pautaram a vida de meu pai'



Ao discursar durante sessão de homenagem ao centenário de nascimento do ex-senador Rui Palmeira, nesta sexta-feira (07), Guilherme Palmeira, filho do homenageado, lembrou os ideais de justiça e de fortalecimento da democracia que pautaram a vida pública de seu pai. Lembrou ainda trajetória parlamentar de Rui Palmeira, desde sua estréia na Constituinte de 1946, e sua morte prematura, em 1968.

Segundo Guilherme Palmeira, seu pai fez da defesa da democracia brasileira sua razão de vida, lutando por preservar as liberdades democráticas em ocasiões diferentes da história brasileira. Ele ressaltou que seu pai, que além de deputado e senador foi presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), sempre colocou interesses públicos acima dos interesses privados, vivendo uma vida modesta de meios materiais, mas rica em ideais espirituais e morais.

- É com emoção que rememoro sua tristeza quando, já doente, soube da edição do Ato Institucional 5. Ele disse então que seriam vinte anos de ditadura, e estava certo. Esse diploma legal roubou a vida do meu pai e a esperança de toda uma geração de brasileiros - afirmou.

Guilherme Palmeira expressou o reconhecimento de sua família à homenagem feita pelo Senado à vida pública e aos ideais políticos de seu pai, considerando a iniciativa "justa e oportuna".

07/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


GUILHERME PALMEIRA DIZ QUE PERÍODO FOI HISTÓRICO

GUILHERME PALMEIRA HOMENAGEIA BETINHO"

GUILHERME PALMEIRA HOMENAGEIA LUÍS EDUARDO

GUILHERME PALMEIRA É CONFIRMADO PARA O CARGO DE MINISTRO DO TCU

CRISE DA UNIVERSIDADE PÚBLICA PREOCUPA GUILHERME PALMEIRA

GUILHERME PALMEIRA PRESTA HOMENAGEM A HUMBERTO ALVES