GUILHERME PALMEIRA LAMENTA ONDA NEGATIVA CONTRA ALAGOAS
O senador Guilherme Palmeira (PFL-AL) disse hoje (dia 29), em plenário, que parte da mídia de Alagoas estaria "descaracterizando" a realidade dos fatos ocorridos no estado, e lamentou que quando se toca em medidas drásticas adotadas pelo governo "contra o banditismo", a reação da imprensa é desfavorável. "De repente, Alagoas virou estigma do mal, mas os alagoanos, em sua maioria, são bons e o estado tem gente de bem", disse.
- Não vamos permitir que essa nova onda negativa contra Alagoas prospere. Protesto contra o argumento de que a maioria dos políticos de Alagoas estaria conivente com a série de equívocos que ocorrem atualmente no estado - frisou.
Guilherme Palmeira disse estar convencido de que os problemas serão superados o mais rapidamente possível, porque o governador Manoel Gomes de Barros está tomandoprovidências junto ao Ministério da Justiça e ao governo federal, visando adotar medidas sérias e capazes de superar o episódio "e recuperar a imagem de Alagoas".
Para o senador, os fatos que precederam a recente visita do ministro Iris Rezende a Alagoas e a substituição do secretário de Segurança "terminaram gerando um clima de confronto em torno da apuração de fatos policiais de extrema gravidade". Ele citou as manifestações públicas e coletivas do Tribunal de Justiça do Estado, da Associação dos Magistrados e da OAB-AL, "preocupadas em mobilizar a população em favor da paz e da correta apuração de eventos delituosos cuja gravidade não pode ser omitida".
Palmeira solidarizou-se com os magistrados alagoanos pela "coragem pessoal, bravura cívica e qualidades de isenção e equilíbrio no cumprimento de sua nobre missão de controle jurisdicional e legal". Conforme o senador, "os que acusam sem provas devem ser cautelosos para não macular a honra e a dignidade alheias".
- Se há políticos, magistrados, autoridades, empresários ou policiais envolvidos em ilícitos penais, solidários com o crime ou coniventes por ação ou omissão, é indispensável que as acusações sejam comprovadas, as provas tornadas públicas e adequadamente levadas à instrução criminal, pois só assim estaremos servindo à coletividade e contribuindo para que as penas da lei caiam sobre os culpados e condenados, quaisquer que eles sejam - frisou.
Guilherme Palmeira ressaltou a atitude correta e construtiva tanto do ministro Iris Rezende quanto do diretor-geral da Polícia Federal, pela firmeza e serenidade na apreciação dos fatos, "em cuja apuração e esclarecimento está empenhado o presidente da República em nome da tranqüilidade, da paz e do respeito à ordem legal, em que somos todos, em especial os alagoanos, os maiores interessados, porque somos as maiores vítimas de todos esses lamentáveis episódios".
29/01/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
GUILHERME PALMEIRA DIZ QUE PERÍODO FOI HISTÓRICO
GUILHERME PALMEIRA HOMENAGEIA BETINHO"
GUILHERME PALMEIRA HOMENAGEIA LUÍS EDUARDO
GUILHERME PALMEIRA É CONFIRMADO PARA O CARGO DE MINISTRO DO TCU
CRISE DA UNIVERSIDADE PÚBLICA PREOCUPA GUILHERME PALMEIRA
GUILHERME PALMEIRA PRESTA HOMENAGEM A HUMBERTO ALVES