BENEDITA CRITICA MORTES EM MATERNIDADES NO RIO DE JANEIRO
A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) considerou hoje (dia 2) "inaceitável" a morte de 71 bebês em maternidades municipais do Rio de Janeiro no mês passado. Segundo ela, o governo do estado e a prefeitura "ficam jogando a culpa um no outro, fazendo política com a morte dos bebês, e ninguém assume a responsabilidade".
- O prefeito Luiz Paulo Conde afirmou que o estado não tem moral para intervir no município porque não cumpriu sua parte, abrindo leitos na Baixada Fluminense. Isso, realmente, é verdade, mas não justifica o alto número de óbitos - afirmou a senadora.
Conforme Benedita da Silva, a falta de higiene nas maternidades cariocas já foi denunciada em CPIs, que também apontaram escassez de equipamento e de pessoal nessas unidades. "O episódio da Clínica Santa Genoveva me traz a responsabilidade de não ficar calada", salientou a senadora, anunciando que enviará um requerimento de informações sobre o caso ao Ministério da Saúde.
- Por que acontecem essas coisas? Estão injetando recursos federais no governo do estado do Rio de Janeiro e o ex-prefeito, quando saiu, disse que deixou um montante de dinheiro para o sucessor. Eu me coloco ao lado do prefeito e do governador para buscar os recursos necessários e a saída possível e não trazer a este momento as nossas disputas políticas - ponderou.
JORNALISMO "SHOW BUSINESS"
Benedita da Silva pediu ainda a reprodução nos Anais da Casa do artigo "Informação versus frivolidade" de autoria do professor de ética jornalística Carlos Alberto di Franco, publicado na edição de hoje (dia 2) de O Globo. De acordo com a senadora, o momento é "pertinente" para a leitura do texto, que critica a tendência da mídia de tratar fatos como show.
Na opinião do autor, o jornalismo deve se voltar para a reportagem de qualidade e o jornalismo analítico, abandonando o "catastrofismo" em favor da denúncia verdadeira.
02/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mortes sob tortura são tema de audiência no Rio de Janeiro
BENEDITA QUER SEDE DA ANP NO RIO DE JANEIRO
BENEDITA APÓIA ROLAGEM DA DÍVIDA DO RIO DE JANEIRO
Levantamento da Defesa Civil registra total de 812 mortes no Rio de Janeiro
Gurgacz lamenta mortes no Rio de Janeiro e propõe mudanças no sistema educacional
BENEDITA CRITICA PACOTE FISCAL