Gymnasiade têm jovens promessas e medalhistas olímpicos



As delegações que disputarão a Gymnasiade 2013 – os Jogos Mundiais Escolares – se apresentaram nesta quinta-feira (28), na cerimônia de abertura da competição, realizada no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Cerca de 1,7 mil atletas de 14 a 17 anos de 35 países que irão disputar medalhas em oito modalidades assistiram a apresentações de capoeira, quadrilha e ginástica acrobática, e puderam sentir o clima da competição, que segue até o dia 3 de dezembro.

A delegação brasileira, a maior da competição, contará com cerca de 160 atletas. O atletismo é a modalidade que terá o maior número de representantes verde e amarelos, com mais de 60. Os jovens Bruno Spinelli, do salto com vara, e Kelves dos Santos, do salto em distância, integram a equipe brasileira na modalidade e pretendem aumentar a lista dos títulos conquistados neste ano.

Em setembro, os dois atletas subiram ao pódio nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, disputados em Lima: Kelves ficou com o ouro em sua prova e Bruno, com a prata. “Participar de uma competição internacional em Brasília é muito bom. Com certeza, vim para buscar a medalha!”, afirmou Kelves.

O país-irmão Portugal também terá no atletismo uma das principais provas. O atleta Marcos Gabriel da Silva, que disputará o salto em altura pelo país, destaca que, além de buscar a medalha, aproveitará a competição para conhecer outras culturas. “Vim para dar o meu máximo e ganhar. Mas essa competição, que reúne atletas de vários países, é também uma boa oportunidade para conhecer outras culturas”, disse.

Na natação, um dos destaques será Ruta Meilutyte, que representará a delegação da Inglaterra. Apesar da pouca idade, a atleta de 16 anos já tem um pódio olímpico em sua carreira. Ela conquistou a medalha de ouro pela Lituânia – seu país de origem – nos Jogos Olímpicos de Londres, na prova dos 100m peito, com o tempo de 1min05s47, e se tornou a mais jovem nadadora a conquistar uma medalha olímpica na especialidade. Segundo Ruta, a experiência olímpica será uma vantagem, mas o nível dos atletas na Gymnasiade também será bastante alto.

“Nunca participei de uma competição escolar, mas acredito que será uma boa disputa. Vou esperar o dia da prova para ver! Já estive em muitas competições que me deram mais experiências, então acredito que isso será uma vantagem”, explicou a nadadora. “Como atleta olímpica, acho importante participar de competições escolares porque posso inspirar outros jovens e crianças a participarem mais nos esportes”, completou Ruta.

As provas da Gymnasíade começaram na manhã desta sexta-feira (29), com a qualificação do lançamento de martelo, no Centro de Formação de Bombeiros Militares, assim como as disputas das modalidades de ginástica, caratê, natação e xadrez.

Fonte:
Ministério do Esporte



29/11/2013 12:52


Artigos Relacionados


Assista bate-papo com medalhistas olímpicos

Jovens atletas treinam para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Sarney diz que preparação dos jogos olímpicos devem ser uma oportunidade de primeiro emprego para os jovens

Medalhistas participam de videoconferência

Medalhistas marcam presença na Semana de C&T do DF

Governador recebe medalhistas paralímpicos