Sarney diz que preparação dos jogos olímpicos devem ser uma oportunidade de primeiro emprego para os jovens



Ao falar da tribuna, nesta quarta-feira (7), o senador José Sarney (PMDB-AP) comemorou a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas e das Paraolimpíadas de 2016, assinalando que o Brasil deve aproveitar essa oportunidade inédita para a capacitação de jovens e a criação de empregos para esta faixa da população. Para ele, os preparativos para a Olimpíadas podem ser uma grande oportunidade para a juventude brasileira.

- Eu quero fazer essa sugestão: que não só as Olimpíadas, como também a Copa de 2014 possam dar prioridade aos jovens nos empregos que vão se abrir. Esse primeiro emprego é muito importante e decisivo. Devemos criar, cada vez mais, programas para que o primeiro emprego seja incentivado - disse o senador.

Sarney sugeriu que no período que antecede a realização desses dois eventos o governo procure estabelecer mecanismos que deem oportunidade de trabalho aos jovens. O senador manifestou a sua expectativa de que governo aproveite esses sete anos de forma que eles sejam "sete anos de vacas gordas para os jovens".

O senador também congratulou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela conquista inédita para o Brasil e disse que o evento dará mais visibilidade para o país no cenário internacional.

Sarney ressaltou a importância da escolha do Rio de Janeiro, já que esta será a primeira vez que um país latino-americano irá sediar as Olimpíadas. Para o senador, a escolha indica, ainda, que o Brasil atingiu um patamar internacional que o qualifica a "arcar com todas as responsabilidades de um evento dessa grandeza".

- A escolha do Rio foi resultado de um trabalho de todos os nossos desportistas, de todos que se envolveram para que o Brasil alcançasse essa conquista. Também não podemos obscurecer o trabalho do presidente Lula, seu empenho e o prestígio que ele desfruta em nível internacional, que sem dúvida pesou para a escolha do Brasil - disse.

Sarney também destacou as belezas naturais e arquitetônicas do Rio de Janeiro, além da hospitalidade da população local e da tradição cultural da cidade. Para ele, o advento da Olimpíada ajudará a o Rio de Janeiro a superar inúmeros problemas sociais.

Em apartes, os senadores Epitácio Cafeteira (PTB-MA), Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG) também comemoraram a escolha do Rio de Janeiro como sede olímpica. Cafeteira acrescentou que o Brasil pode comemorar também o fato de ser agora credor do Fundo Monetário Internacional (FMI). Sobrinho afirmou que a alegria pela conquista é não só do Brasil, mas de toda a América Latina. Azeredo elogiou o discurso de Sarney e disse que muitos postos de trabalho serão gerados nos próximos anos em virtude da escolha do Rio de Janeiro.



07/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jovens atletas treinam para os Jogos Olímpicos Rio 2016

CAS discute oportunidade de emprego para jovens

CAS aprova projeto que estimula o primeiro emprego para jovens

Renan reivindica programas de primeiro emprego para jovens

Paulo Octávio propõe incentivo para contratação de jovens, facilitando acesso ao primeiro emprego

Programa Jovem Cidadão dá primeiro emprego a mais de 163 mil jovens em SP