Medalhistas marcam presença na Semana de C&T do DF



A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), de segunda-feira (21) ao dia 27, leva ao Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, nomes como a campeã mundial de ginástica artística Daiane dos Santos e os atletas Maurren Maggi, medalhista de ouro no salto em distância nas Olímpiadas de Pequim, em 2008; e Alan Fonteles, que venceu o sul-africano Oscar Pistorius nos 200 metros T44 das Paraolimpíadas de Londres, em 2012.

A SNCT conta ainda, no Distrito Federal, com a presença de duas medalhistas olímpicas em voleibol: Leila Barros, bronze em Atlanta (1996) e Sidney (2000); e Juliana Silva, bronze na modalidade de praia em Londres (2012). O mesatenista Guilherme Costa, que participou dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, em 2011, completa o grupo de atletas no evento.

Daiane dos Santos, símbolo da campanha de divulgação da SNCT em 2013, abre o evento ao lado do ministro Marco Antonio Raupp e do cientista Marcelo Gleiser, na terça-feira (22), às 15h. A ex-ginasta ainda faz uma palestra na quarta (23), às 10h. A programação indica conferências de Juliana Silva, terça, às 10h; Maurren Maggi, quinta (24), às 10h; Alan Fonteles, no mesmo dia, às 15h; e Guilherme Costa, sábado (26), às 15h. Leila visita o evento na sexta.

A programação esportiva da SNCT inclui atividades lúdicas, apresentações de projetos e oficinas promovidas pelos 294 expositores, que se espalham em 72 estandes. Os visitantes poderão interagir com cenários e atletas virtuais de futebol, atletismo, vôlei e basquete. A partir da temática deste ano – “Ciência, saúde e esporte” –, a proposta é mostrar aplicações do conhecimento científico e do desenvolvimento tecnológico na prática esportiva.

Estandes

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) apresenta projetos vencedores do prêmio Jovem Cientista, que em 2012 teve como tema “Inovação tecnológica nos esportes”. Outra atração do estande é um software que simula a evacuação de locais com grande número de pessoas, como estádios de futebol, feito pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC).

Em parceria com o Ministério do Esporte, o CNPq mantém aberta, até 4 de novembro, a Chamada 91/2013, que seleciona projetos voltados para o desenvolvimento do esporte em suas diversas dimensões. Uma das linhas apoiadas pelo edital envolve estudos de impactos e legados decorrentes da realização de megaeventos esportivos no país, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

O Serviço Social do Comércio (Sesc) participa da SNCT com palestras do organizador dos jogos indígenas no Brasil, Carlos Terena, terça (22), às 10h, e do mesatenista em cadeira de rodas Guilherme Costa, que deve provocar os visitantes a desafios de saque. O estande mostra equipamentos esportivos, como bicicletas, bolas de futebol e uniformes antigos e novos, além de uma história em quadrinhos para contar a influência do esporte no mundo.

Interatividade

Já a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) criou, especialmente para o público brasiliense da SNCT, um trio de jogos batizado como Arena da Saúde. Uma das atividades relaciona a natação a uma caça aos vetores de doenças como leishmaniose, malária e leptospirose. A Maratona Contra a Dengue simula uma corrida para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti em meio a um jardim repleto de pneus, garrafas PET e caixas d’água. O Basquete da Sustentabilidade substitui a bola por lixo, que dever ser arremessado numa cesta para reciclagem.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) apresenta ao público experimentos como uma bicicleta geradora, que converte a energia mecânica da pedalada em eletricidade para acender luzes e mover um ventilador. Outra atividade é uma cadeira giratória que demonstra um conceito da física relacionado ao giro de um patinador.

No estande da Embaixada Francesa, o visitante terá acesso a uma exposição bilíngue com grandes painéis e poderá testar seus conhecimentos esportivos e habilidades físicas. Em parceria com a Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), a representação europeia formulou um jogo de perguntas e respostas que inclui curiosidades e momentos de aproximação entre brasileiros e franceses no esporte. Outra atividade avalia flexibilidade, força das mãos, equilíbrio, frequência cardíaca e peso ideal dos visitantes.

Pesquisas

Dezenove institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) de todo o Brasil apresentam 39 projetos na SNCT de Brasília. O representante do Ceará (IFCE) desenvolveu um sistema de monitoramento de frequência cardíaca por meio de celulares. Já o IF do Sul de Minas Gerais (IFSuldeminas) mostra resultados obtidos por um projeto de pesquisa com equoterapia, em que cavalos ajudam na reabilitação física, psicológica, social e educacional de pessoas com necessidades especiais, incluindo atividades esportivas.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) expõe um programa de cultivo de hortas em pequenos espaços urbanos, que funciona como um exercício para aliviar o estresse cotidiano e promover, por meio de uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos, a prática de esportes.

Na sexta-feira, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) organiza duas palestras relacionadas ao tema, sobre metrologia e unidades de medida no esporte, às 10h, e drogas de abuso e doping, às 14h. Já a Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro/MTE) aborda o projeto Jovem Aprendiz do Desporto (Jade), que contempla a formação profissional em atividades demandadas por clubes e entidades ligadas ao esporte.

O estande da Câmara dos Deputados veicula documentários esportivos produzidos pela TV Câmara e distribui exemplares da Lei Geral da Copa e do Estatuto de Defesa do Torcedor. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) exibe materiais sobre a construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, pontos de encontros comunitários e ciclovias.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



18/10/2013 18:07


Artigos Relacionados


Rádios legislativas marcam presença em seminário internacional

Radio e TV Cultura marcam presença no maior encontro de comunidades da Internet

Homenagens marcam a abertura da Semana de C&T no DF

FILMES E DOCUMENTÁRIOS MARCAM O FIM DE SEMANA NA TV SENADO

Despedidas de senadores marcam a semana no Senado

Arte e motivação marcam abertura da Semana de C&T noTocantins