Há vários pedidos de CPI no Senado



Há vários requerimentos para instalação de comissões parlamentares de inquérito (CPIs) no Senado. Nesta quarta-feira (18), foi lido pela Mesa o pedido do senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) de criação de uma CPI para investigar os procedimentos para a demarcação de terras indígenas. Mozarildo obteve 53 assinaturas, sendo que o número mínimo é de 27 assinaturas de senadores. A CPI da demarcação de terras indígenas terá nove titulares, contará com verbas de R$ 200 mil e deve funcionar até dezembro.

Também nesta quarta-feira o presidente do Senado, José Sarney, recebeu requerimento para criação de uma CPI Mista - que contará também com deputados federais - para examinar as fraudes e evasão de divisas envolvendo a Parlamat. Com 32 assinaturas, a CPI foi proposta pela senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA).

Nesta quinta-feira deverá ser lido pela Mesa o requerimento do senador Magno Malta (PL-ES), que obteve a adesão de 32 senadores para instalar a CPI dos bingos. A CPI poderá convocar o ex-subchefe de Assessoria Parlamentar da Presidência da República, Waldomiro Diniz. Ele é acusado pela imprensa de, em 2002, quando era presidente da Loterj, negociar com o dono de casa lotérica Carlinhos Cachoeira doações de campanha em troca de favorecimento em licitações. De acordo com as denúncias Waldomiro também tinha ligações com o bingo.

Já o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) continua recolhendo assinaturas para a instalação de CPI para investigar doações ilegais de campanha. O primeiro deles se restringiria ao escândalo envolvendo Waldomiro Diniz. O outro requerimento apresentado por Antero é mais amplo e abrange doações irregulares de campanha a partir de data indeterminada.



18/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vota vários projetos e decretos legislativos

Preocupação com violência urbana está em vários projetos do Senado

Senado aprova vários projetos de caráter social nesta semana

"CONSULTA MARCADA", NA TV SENADO, MOSTRA OS VÁRIOS LADOS DA SÍNDROME DO PÂNICO

"CONSULTA MARCADA", NA TV SENADO, MOSTRA OS VÁRIOS LADOS DA SÍNDROME DO PÂNICO

"CONSULTA MARCADA", NA TV SENADO, MOSTRA OS VÁRIOS LADOS DA SÍNDROME DO PÂNICO