Haddad nega descaso e garante que cronograma do Enem será respeitado



Ao responder os questionamentos da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), o ministro da Educação, Fernando Haddad, negou que tenha tratado com descaso os alunos prejudicados pelos problemas no Enem deste ano. Ele garantiu que respeita os direitos de todos os estudantes e que, mesmo com a realização de novas provas para parte dos candidatos, o cronograma original do exame será respeitado.

Haddad também esclareceu que, ao dizer que não houve culpa do Inep nas falhas do Enem, referia-se ao fato de a própria gráfica que imprimiu as provas ter assumido total responsabilidade pelo erro num dos cadernos de questões. O ministro ressaltou, porém, que outras possíveis falhas serão investigadas.

Em relação à possibilidade de realização de mais de um exame por ano, outro ponto questionado pela senadora, Haddad afirmou que o Ministério da Educação já previa duas provas em 2010. O ministro atribuiu a mudança de planos ao vazamento da prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em fevereiro.

Tanto o exame da OAB quanto o Enem são organizados pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). De acordo com Haddad, a espera pela apuração dos fatos - que acabou eximindo os funcionários do Cespe - impediu a realização do Enem planejado para o primeiro semestre.

Marisa Serrano criticou o MEC pela demora em se pronunciar sobre os problemas e sugeriu, além de mais provas por ano, a regionalização da aplicação do Enem.

Mais informações a seguir



16/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Haddad será convidado a debater distorção de resultados no Enem

Haddad garante que empresa de gestão dos hospitais universitários será totalmente pública

Haddad falará na CE sobre anulação de Enem

Haddad defende realização de mais de um Enem por ano

Haddad é convidado para falar sobre o Enem

Haddad falará à CE sobre cancelamento das provas do Enem