Haiti estará em pauta na conversa com senadores chilenos
A situação política do Haiti e a constituição da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa) deverão estar entre os principais temas da conversa entre os integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e cinco senadores chilenos que farão visita de cortesia ao Senado na próxima quarta-feira (26), segundo previsão do presidente do colegiado, senador Roberto Saturnino (PT-RJ).
Durante o primeiro encontro de cúpula da Casa, em outubro do ano passado, representantes de 12 países reunidos em Brasília discutiram possibilidades de integração nas áreas de energia, estradas, cultura e meio ambiente. Na opinião de Saturnino, a iniciativa deve ser debatida entre parlamentares do continente.
Em entrevista à Agência Senado, o presidente da CRE defendeu o ingresso do Chile como membro pleno do Mercosul. O senador reconheceu, no entanto, que existem dificuldades nesse processo, decorrentes de uma abertura maior da economia chilena e dos acordos de livre comércio já firmados pelo país, inclusive com os Estados Unidos.
- O Chile já celebrou esse acordo e o Uruguai também, às vezes, ameaça fazer um semelhante. Além do Brasil, a Argentina e a Venezuela parecem ser os dois outros países que não estariam dispostos a buscar um acordo com os Estados Unidos - disse Saturnino.
O presidente da comissão lembrou ainda que Brasil e Chile têm tido uma boa atuação conjunta na missão de paz no Haiti - o Brasil como líder das tropas estrangeiras situadas no país e o Chile como coordenador político.
20/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores chilenos e brasileiros debatem situação da América do Sul
Perillo assegura que PEC estará na pauta de terça ou quarta
Prioridade a produtos sustentáveis estará na pauta do Parlamento do Mercosul
PEC do voto aberto aprovada na Câmara estará na pauta da CCJ na próxima quarta
Sarney conversa com João Paulo sobre pauta de votações
(Flash) - Área da Saúde foi pauta da última conversa entre Covas e Alckmin