Prioridade a produtos sustentáveis estará na pauta do Parlamento do Mercosul
As compras feitas pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai poderão passar a privilegiar produtos "oriundos de processos produtivos ambiental e socialmente responsáveis". Uma proposta de recomendação nesse sentido estará na pauta da próxima sessão do Parlamento do Mercosul , que será aberta no dia 8 de março em Montevidéu, no Uruguai.
De acordo com a proposta, o parlamento recomendará ao Conselho do Mercado Comum - principal órgão decisório do bloco - a atualização do Acordo sobre Compras Governamentais, aprovado em 2003, para que o texto leve em conta a prioridade a produtos considerados social e ambientalmente sustentáveis. O acordo tem por objetivo garantir, em todo o espaço do Mercosul, "um tratamento não discriminatório nos processos de contratações efetuadas pelas entidades públicas" dos países que integram o bloco.
A proposta de recomendação já conta com parecer favorável da Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável do parlamento. Seu relator é o deputado José Paulo Tóffano (PV-SP), atual presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul.
Entre as oito outras iniciativas que estão em pauta e contam com pareceres favoráveis estão as propostas de declaração de interesse por maior aproximação com blocos parlamentares de países africanos e de satisfação pela "histórica resolução" da Organização dos Estados Americanos (OEA) por meio da qual foram suspensas as restrições até então impostas a Cuba.
A 22ª sessão plenária do Parlamento do Mercosul estava inicialmente marcada para o dia 2 de março, um dia após a posse do novo presidente do Uruguai, José Pepe Mujica. A pedido da representação brasileira, a sessão foi adiada por uma semana. Durante a última reunião da representação, em Brasília, diversos parlamentares argumentaram que a abertura da sessão no dia 2, uma terça-feira - e não na segunda-feira, como de costume -, causaria atraso em suas viagens de volta à capital brasileira.
Marcos Magalhães / Agência Senado
19/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marco Aurélio Garcia reitera prioridade ao Parlamento do Mercosul
Estabelecimento de representação proporcional no Parlamento do Mercosul será prioridade, diz Mercadante
Produtos verdes poderão ter prioridade em compras governamentais do Mercosul
Compra de produtos sustentáveis até março já superam em 83% o ano de 2011
Chapada dos Veadeiros ganha produtos turísticos sustentáveis
Projeto visa reforçar escolha de produtos sustentáveis