Haiti recebe ajuda brasileira em reabilitação



O governo brasileiro vai conceder novo apoio ao Haiti, com a construção de um hospital e mais dois serviços destinados à área de reabilitação. A ajuda brasileira ao Haiti se fortaleceu em 2010, após as conseqüências do terremoto que assolou o país. Serão construídos um Hospital Comunitário, além do Instituto Brasil-Haiti de Reabilitação e também um laboratório de órteses e próteses, com o apoio do governo cubano. Os serviços funcionarão na localidade de Bon Repos, próxima à capital Porto Príncipe. As três unidades vão beneficiar cerca de 250 mil haitianos por ano.

Com o terremoto de 2010, o número de pessoas amputadas superou 7 mil. O Brasil vai repassar  5 milhões de dólares para a construção dos três serviços. Outros 2 milhões de dólares serão aplicados em equipamentos médicos.  Para trabalhar no Instituto Brasil-Haiti de Reabilitação, serão contratados cerca de 50 profissionais haitianos da área de saúde, com recursos da Agência Brasileira de Cooperação. O Instituto Albert Einstein oferecerá atividades de capacitação.

“A cooperação entre os países é uma via de mão de mão dupla. Todos se beneficiam. Na área da saúde as equipes brasileiras também aprendem a lidar com situações críticas e trazem este conhecimento quando retornam para Brasil, mais qualificados e com mais ferramentas diante das necessidades nacionais”, avalia Eduardo Botelho Barbosa, chefe da Assessoria Internacional do Ministério da Saúde do Brasil.

As iniciativas atendem também aos compromissos assumidos pelo Brasil quando da assinatura do Memorando de Entendimento Brasil, Cuba e Haiti para o fortalecimento do sistema de saúde e de vigilância epidemiológica no Haiti, firmado em 27 de março de 2010. Com o memorando, os Ministérios da Saúde dos três países se engajaram juntos na reconstrução do setor de saúde do Haiti, após o terremoto de 2010.


Fonte:
Ministério da Saúde



22/09/2011 15:42


Artigos Relacionados


Cristovam: ajuda brasileira ao Haiti também beneficia o Brasil

Vítimas da tempestade no Haiti recebem ajuda da força militar brasileira

Eduardo: sem ajuda para reconstrução, missão brasileira no Haiti pode se desgastar

Ajuda ao Haiti

Brasil envia ajuda ao Haiti

Brasil ajuda Haiti a capacitar profissionais de engenharia