Harmonia entre Poderes é destacada por Lula, Sarney, Gilmar Mendes e Temer



A independência e a harmonia entre Legislativo, Judiciário e Executivo foram a tônica dos discursos dos chefes desses Poderes durante a abertura do Ano Judiciário de 2010, realizado hoje no Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente do Senado, José Sarney, presente ao evento, destacou os avanços alcançados pelo Judiciário nos últimos meses, em especial aqueles relacionados às metas firmadas no último pacto republicano, em abril do ano passado, constantes de 12 projetos aprovados no Congresso. Entre eles, citou a estruturação da Defensoria Pública, a tipificação do crime de sequestro relâmpago e o que trata do Conselho Nacional de Justiça.

Na abertura da solenidade, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, ressaltou a modernização e a agilidade que o Judiciário imprimiu ao julgamento das causas em 2009 e como a interação com os demais poderes foram fundamentais para essas ações. Também assim falaram o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, que realçaram a produtividade do Poder Judiciário e os esforços para que a Justiça seja acessível a todos os brasileiros.



01/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Harmonia entre poderes é destacada durante homenagem do Congresso a ministros do STF

Após encontro com Gilmar Mendes, Renan nega crise entre poderes

Presidente Lula dá posse a Pimentel lembrando a harmonia entre os Poderes

Sarney e Temer visitam presidente do STF e defendem harmonia entre Legislativo e Judiciário

Sarney destaca harmonia entre poderes durante abertura do Ano Judiciário

Sarney e Gilmar Mendes assinam termo de cooperação entre Senado e Conselho Nacional de Justiça