Após encontro com Gilmar Mendes, Renan nega crise entre poderes



VEJA MAIS

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), negou nesta segunda-feira (29) que exista uma crise entre os poderes. A declaração foi dada após encontro com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, também participou da reunião, realizada na casa do ministro, em Brasília. Haverá um novo encontro com o ministro Gilmar Mendes na próxima segunda.

- O diálogo vai continuar. A bola está no chão. A situação está distensionada - declarou Renan.

Na última quarta-feira (24), Gilmar Mendes acatou um pedido de liminar, em mandado de segurança impetrado pelo PSB, suspendendo a tramitação no Senado do projeto que restringe o acesso de novos partidos ao Fundo Partidário e ao tempo de rádio e TV (PLC 14/2013). O Senado interpôs um recurso chamado agravo regimental, pedindo a reconsideração de Gilmar ou o julgamento pelo Pleno do STF, com o argumento de que a liminar representa ingerência nas competências do Poder Legislativo.

Na Câmara, a polêmica com o Supremo envolve a aprovação, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de proposta de emenda constitucional que submete decisões do STF ao Congresso Nacional nos casos de súmulas vinculantes e de ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) contra emendas constitucionais (PEC 33/2011).

Na sexta-feira passada, o presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, divulgou nota afirmando que, se a proposta for aprovada, ela “fragilizará a democracia”.

Mais informações a seguir



29/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan e Alves saem de encontro com Gilmar Mendes falando em 'distensionar' a relação entre Congresso e STF

Harmonia entre Poderes é destacada por Lula, Sarney, Gilmar Mendes e Temer

Gilmar Mendes diz a Garilbadi que Judiciário não quer poderes do Legislativo

Gilmar Mendes diz que os três Poderes estão maduros para atuar em favor da Justiça

Demóstenes nega ter viajado com Gilmar Mendes em avião na Europa

Renan Calheiros participa da posse de Gilmar Mendes no TSE