Hartung diz que Brasil está isolado na crise com o Canadá
Para Hartung, a atitude do Canadá foi política, sem fundamento técnico e trará prejuízos incalculáveis para o Brasil. O senador acredita que a vinda ao Senado do ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, para discutir a postura canadense e as medidas adotadas pelo Brasil para reverter a situação, será uma ótima oportunidade para debater profundamente o tema.
Autor do requerimento de convocação do ministro, Hartung espera que, após a eleição para a presidência do Senado, seja marcada a data dessa audiência. "Nossa elite empresarial, política e os sindicatos devem repensar nossa capacidade de comércio exterior", recomendou Hartung, para quem as regras internacionais de comércio tentam manter o Brasil como país fabricante de produtos primários, sem valor agregado.
Em aparte, o senador Tasso Rosado (PMDB-RN) se disse favorável à globalização e afirmou que os Estados Unidos deveriam ter agido como conciliadores na situação e não apoiando o Canadá. "Dessa forma o Brasil está cada vez mais reticente a entrar na Área de Livre Comércio das Américas (Alca)", afirmou. Também em aparte, o senador Lauro Campos (PT-DF) disse que a situação entre o Brasil e o Canadá não surpreende, uma vez que "não há capitalismo bonzinho".
12/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil e Canadá discutem crise financeira mundial em Brasília
Primeiro-ministro defende que Brasil e Canadá se unam no G20 para evitar agravamento da crise
Garibaldi comemora decisão do STF e diz que Lula "está ficando isolado" quanto às medidas provisórias
Garibaldi comemora decisão do Supremo e diz que Lula "está ficando isolado" quanto às medidas provisórias
Brasil está ameaçado por uma 'crise anunciada', diz Requião
Jonas alerta para lições da crise com Canadá