Hartung propõe novo nome para ponte em Colatina



Projeto de lei apresentado pelo senador Paulo Hartung (PSB-ES) propõe nomear de Sérgio Ceotto ponte sobre o Rio Doce na BR-259, no município de Colatina (ES). O homenageado, conforme o senador, teve destaque por sua atuação política no processo de luta pela democratização do país, em especial no Espírito Santo, sendo um referencial na política capixaba para os que lutavam pela humanização da atuação governamental, pela conduta ética na política, pelo desapego a cargos e pela abertura ao confronto de idéias.

A proposta está tramitando em decisão terminativa na Comissão de Educação (CE), ou seja, cabe à comissão dar a última palavra do Senado sobre o assunto, a não ser que haja requerimento para que a matéria seja votada em Plenário.

Nascido em Castelo em 1943, Sérgio Ceotto adotou Colatina como sua cidade, onde desenvolveu sua carreira de médico e entrou para a vida política fundando o partido MDB daquela cidade na década de 70, informou Paulo Hartung na justificação do seu projeto. Sérgio Ceotto foi também secretário estadual de Interior e Transportes, de Transportes e Obras do Governo, e da Casa Civil, acrescentou.

Entre suas bandeiras políticas, segundo o senador, sempre defendeu a posição estratégica do Rio Doce e a necessidade de outras alternativas ao eixo rodoviário que liga o norte do Espírito Santo ao nordeste de Minas Gerais. Com sua habitual antevisão, observou, já defendia que a ponte Florentino Avidos, originalmente destinada ao tráfego ferroviário, em 1928, e posteriormente adaptada ao tráfego rodoviário, em 1950, não suportaria o aumento do fluxo de veículos, o que de fato aconteceu, impulsionando a construção da variante da BR-259. Além dessas razões, Hartung ressaltou que Ceotto foi um dos responsáveis pelo início das obras da ponte.

- Denominar Sérgio Ceotto a ponte sobre o Rio Doce é marcar de forma indelével na história de Colatina e do Espírito Santo o nome de um homem que tanto marcou a vida pública capixaba e em especial de Colatina - enfatizou Hartung, para quem Ceotto, falecido em 1998, foi referência de toda uma geração.



09/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Miranda propõe novo nome para viaduto em Goiás

Jucá sugere nome para ponte de Roraima

CONCESSÕES PARA EMISSORAS DE RÁDIO E NOME DE PONTE SÃO MATÉRIAS DA CE

PONTE NA BR-174 RECEBE NOME DE DESBRAVADOR

CE vota projeto que dá o nome de Nossa Senhora do Pantanal a ponte em MS

VAI À CÂMARA PROJETO QUE DÁ NOME DE SEBASTIÃO DINIZ A PONTE SOBRE O RIO URARICOERA