VAI À CÂMARA PROJETO QUE DÁ NOME DE SEBASTIÃO DINIZ A PONTE SOBRE O RIO URARICOERA
Considerado o grande desbravador de Roraima, Sebastião Diniz foi quem conseguiu, depois de mais de 40 anos de tentativas fracassadas, de 1847 a 1893, abrir uma picada com 815 quilômetros, que se tornaria mais tarde a BR-174. Esse feito torna justa a homenagem, segundo o autor da proposta.
Mozarildo lembrou que a idéia de construir a estrada Manaus-Boa Vista nasceu inspirada na possibilidade do transporte rodoviário do gado dos campos do Rio Branco para Manaus, mas a obra sempre fracassava devido aos obstáculos naturais encontrados, como cachoeiras, e os altos custos da construção.
A BR-174 de hoje, explicou o senador, seguiu o trajeto de Sebastião Diniz, partindo de Manaus, até a localidade de Novo Paraíso. Dessa localidade (inexistente na época de Diniz) a estrada tomou outro rumo e abandonou, segundo ele erroneamente, o traçado de Diniz. A picada de Novo Paraíso seguia para a Serra da Lua, passando por onde hoje estão as colônias Confiança I, II e III. Na Serra da Lua, Diniz imaginava fazer uma grande rotatória com possibilidades de seguir daí para Georgetown na Guiana e, depois para Boa Vista. Se assim tivesse sido feito haveria apenas uma ponte sobre o rio Branco nas proximidades de Boa Vista, disse Mozarildo.
31/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
PROJETO DE JUCÁ QUE DENOMINA PONTE SOBRE RIO BRANCO SEGUE PARA CÂMARA
CE vota projeto que dá o nome de Nossa Senhora do Pantanal a ponte em MS
Anibal Diniz cobra início das obras da ponte sobre Rio Madeira
Anibal Diniz: início de obras de ponte sobre o Rio Madeira deve ocorrer em breve
Licitação para construção de ponte sobre o rio Madeira deve ser feita em março, diz Aníbal Diniz
Projeto que modifica nome da rodovia BR-235 será votado na Câmara