Hartung quer criar nova área de desenvolvimento



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deverá apreciar, numa de suas próximas reuniões, projeto de lei de autoria do senador Paulo Hartung (PSB-ES) que prevê a criação da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e de um programa de âmbito federal, estadual e municipal para impulsionar sua economia. A área, pelo que prevê o projeto, englobaria 160 municípios dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, situados na bacia formada pelo rio Doce e seus afluentes.

O programa a ser estabelecido para a região envolveria a criação de linhas de crédito especiais com juros favorecidos, a concessão de isenções e de incentivos fiscais e o estabelecimento em comum, na região, de tarifas, fretes e seguros.

Segundo Paulo Hartung, o Brasil necessita urgentemente de uma política de desenvolvimento regional capaz de superar a inércia de diversas regiões do país que, sozinhas, não são capazes de sair do círculo vicioso de pobreza e de atraso.

A região geoeconômica de influência da bacia do Rio Doce - argumenta Paulo Hartung - vem enfrentando, durante décadas, longo declínio econômico, aumento da poluição, degradação ambiental, esgotamento de suas fontes naturais de riqueza, deterioração de sua infra-estrutura e ainda a estagnação da produção agropecuária, "que apresenta baixos níveis de produtividade e de eficiência."

Há ainda, segundo o senador, o desmatamento, o mau gerenciamento dos solos, a erosão acelerada, a redução das vazões durante o período seca, as repetidas cheias, o assoreamento dos leitos dos rios, a contaminação com mercúrio em decorrência do garimpo de ouro e a poluição tóxica decorrente de atividades industrias no Vale do Aço.

A criação da Região Administrativa Integrada e a instituição de um programa voltado para o seu desenvolvimento, segundo Hartung, deverá resgatar os 160 municípios que a compõem, melhorando substancialmente as condições sociais e econômicas das suas populações. O relator do projeto de lei de Paulo Hartung na CCJ é o senador Roberto Requião (PMDB-PR).

21/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hartung quer urgência para projeto que regula área de saneamento

Paim quer criar Superintendência de Desenvolvimento da Região Sul

MCT quer criar órgão de pesquisa para desenvolver tecnologia na área industrial

Ricardo Santos quer criar região de desenvolvimento integrado do Rio Itabapoana

Marisa Serrano quer criar Fundo de Desenvolvimento dos Municípios de Fronteira

Mozarildo quer que governo demarque nova área para Raposa do Sol