HC amplia humanização no atendimento a crianças



Projeto “Diagnóstico Amigo da Criança” reduz exposição a radiação e volume de sangue coletado para exame em pacientes infantis

Reduzir possíveis danos, presentes ou futuros, e garantir o máximo de precisão nos exames realizados em pacientes infantis. Estes são os objetivos do projeto "Diagnóstico Amigo da Criança", do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A exposição das crianças à radiação em exames de imagem será reduzida. O volume de sangue coletado para exames, também.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O novo aparelho de tomografia adquirido pelo ICr (Instituto da Criança) , adquirido por R$ 1,2 milhão, reduz em cerca de 70% a exposição à radiação. Além disto, a utilização de micrométodos permite que o volume de sangue coletado para exames seja 75% inferior ao convencional.

"O programa Diagnóstico Amigo das Crianças defende um retorno à clínica médica, a um atendimento humanizado. Não é justo que crianças tão pequenas, enfrentando doenças graves, sejam submetidas a coletas excessivas de sangue e à exposição constante à radiação", explica a professora-titular do Departamento de Pediatria do ICr, Magda Carneiro-Sampaio. "O programa busca o máximo de precisão diagnóstica com o mínimo de exposição das nossas crianças a riscos e sofrimento, presentes e futuros".

Do Portal do Governo do Estado



05/22/2013


Artigos Relacionados


Projeto “Diagnóstico Amigo da Criança” do HC amplia humanização no atendimento

Hospital Estadual recebe 'Oscar' por humanização no atendimento a crianças

SP amplia atendimento a crianças vítimas de abuso sexual

Para pesquisador, carências do país fazem da humanização do atendimento à gestante medida "de luxo"

Saúde: Secretaria treina profissionais de saúde de Piracicaba sobre humanização de atendimento

Saúde: Secretaria treina profissionais de saúde de Piracicaba sobre humanização de atendimento