HC registra 140 casos ao mês de pacientes com crises renais



Ingestão de líquidos e dieta alimentar podem evitar a doença

O Hospital das Clínicas da USP registra em média 140 casos por mês de pacientes que procuram a emergência com crises renais provocadas por pedras nos rins. O aumento do número de casos, que hoje superlotam os prontos-socorros, é considerado um problema de saúde pública, explica o urologista responsável pelo Departamento de Endourologia do HC, Eduardo Mazzucchi.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A doença atinge 12% da população mundial economicamente ativa, com idade entre 30 a 50 anos e é rara em crianças e idosos. As cólicas começam subitamente e podem ser comparadas à dor do parto ou à dor da pancreatite aguda, considerada a pior dor pela literatura médica.

De acordo com Mazzucchi, a chance de qualquer indivíduo desenvolver pedra no rim mesmo sem predisposição genética é grande. "As pessoas precisam saber que é possível se prevenir da doença, cuja taxa de recidiva na formação de novos cálculos é bastante elevada".

ASSISTA AO VÍDEO
Centro de Saúde do Homem é referência nacional no atendimento especializado

As causas que favorecem o aparecimento do cálculo renal são baixa ingestão de líquidos, dieta rica em sal, consumo abusivo de proteína animal, sobretudo de carne vermelha, obesidade e diabetes. Clima quente e seco também pode ser fator de predisposição, em função de desidratação das pessoas.

O tratamento, dependendo do diagnóstico, pode ser cirúrgico ou medicamentoso. Somente o Hospital das Clínicas realiza 30 cirurgias ao mês.

Do Portal do Governo do Estado



08/20/2013


Artigos Relacionados


Papaléo ainda vê problemas no atendimento a pacientes renais

Subcomissão da Saúde discute situação dos pacientes renais crônicos

Senadores levam a Sarney preocupação com atendimento de pacientes renais pelo SUS

Presidente de Associação de Pacientes Renais repudia declaração de secretário do Ministério da Saúde

Tião Viana pede mais atenção das autoridades para os pacientes renais crônicos

Brasil registra queda em casos de malária