Hélio Costa diz que o mundo está atento à tramitação do Estatuto do Desarmamento



O senador Hélio Costa (PMDB-MG) comentou que o mundo inteiro vem acompanhando a tramitação do Estatuto do Desarmamento no Congresso. Ele revelou que foi entrevistado pela rede de televisão BBC, de Londres, sobre a votação da matéria. Uma das perguntas feitas pelo repórter britânico foi se a medida que o Brasil está tomando daria certo, se reduziria a violência no país.

- Respondi que este é um primeiro passo, o começo de uma caminhada necessária. Que vamos trabalhar para que este primeiro passo se transforme em um grande sucesso - afirmou Hélio Costa.

Apesar de dispor de apenas 3% da população mundial, o Brasil registra 13% de todos os crimes cometidos com armas de fogo em todo o mundo, ressaltou o senador por Minas Gerais. Este número, explicou, faz com que os estrangeiros pensem duas vezes antes de fazerem turismo no país e amedronta os que são obrigados a vir ao Brasil por questões profissionais.

Hélio Costa citou dado levantado pelo coordenador-residente da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Carlos Lopes, de que a cada 12 minutos uma pessoa é assassinada, com arma de fogo, no Brasil. O senador por Minas Gerais estimou que, no final do ano, chega a 50 mil o número de pessoas assassinadas no país com esse tipo de arma.

- Este número representa uma guerra do Vietnam por ano. Os americanos perderam 50 mil pessoas nos dez anos de duração daquela guerra - comparou Hélio Costa.



09/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa conclama Congresso a aprovar o Estatuto do Desarmamento

Estatuto do Desarmamento: Borges e Renan discutem forma de apressar tramitação

Hélio Costa: com 3% da população do mundo, Brasil registra 13% dos assassinatos

Estatuto do Desarmamento

Estatuto do Desarmamento é aprovado na CCJ

Lula sanciona Estatuto do Desarmamento