Hélio Costa diz ser contra candidatura própria do PMDB à Presidência



Mal chegou do Japão, onde discutiu com o governo japonês a adoção, pelo Brasil, do sistema de TV digital, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, esteve na manhã desta terça-feira (18) com o presidente do Senado, Renan Calheiros. À saída do gabinete, foi indagado pelos jornalistas sobre a hipótese de o PMDB ter um candidato próprio na sucessão presidencial. Disse ser contra, por entender que isso colocaria em risco as alianças feitas pelo partido nos estados.

Na mesma entrevista, o ministro disse que apresentará, nas próximas horas, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um relatório sobre o que conversou no Japão sobre tecnologia de ponta. Ele disse que o governo japonês comprometeu-se a apoiar iniciativas de empresas daquele país que explorarem tecnologia de ponta no Brasil. E sublinhou que caberá ao presidente da República dizer que modelo de TV Digital será adotado pelo Brasil.

- Nós vencemos uma etapa. A partir de agora, a decisão é do presidente. Só fomos ao Japão porque tínhamos um procedimento em andamento de conversações que foram sendo encaminhadas para uma posição consolidada. A decisão sobre que modelo teremos é do presidente e agora ele tem todos os dados para tomar uma decisão - informou.

Hélio Costa explicou ainda que foi buscar no Japão um documento mais específico, ou seja, um comprometimento do governo japonês em relação a propostas de tecnologia eletrônica das indústrias daquele país que venham a atuar no Brasil.

- Fomos muito bem sucedidos. Temos agora um compromisso do governo japonês de apoiar toda iniciativa de empresas japonesas no Brasil ou que venham para o Brasil para fazer tecnologia de ponta. E isso, para nós, é muito importante dentro do contexto da TV Digital - ressaltou o ministro.

18/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa defende candidatura própria do PMDB à Presidência

Tebet defende candidatura própria do PMDB à Presidência

Simon defende candidatura própria do PMDB à Presidência da República

Maldaner defende candidatura própria do PMDB à Presidência da República

Mesquita Junior defende candidatura própria do PMDB à Presidência

Simon defende candidatura própria do PMDB à Presidência em 2010