Hélio Costa manifesta indignação com chacina de sem-terras em Minas Gerais



O senador Hélio Costa (PMDB-MG) manifestou sua indignação e inconformidade com a ocorrência de nova tragédia em Minas Gerais, onde cinco homens foram fuzilados sem oportunidade de defesa e outros 13 ficaram feridos, na localidade de Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha, norte do estado.

- Nem bem os mineiros estavam recuperados da chacina dos fiscais do Ministério do Trabalho,em Unai (MG), no início do ano, e nova violência ocorre no estado, ligada à disputa de terras. É fácil compreender como se sentem diminuídos os mineiros com esses acontecimentos tão alheios à sua índole pacífica - afirmou o senador.

Hélio Costa disse que o secretário dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, diante da gravidade da ocorrência, determinou que a Polícia Federal deslocasse uma equipe para acompanhar de perto as ações de investigação da polícia local.

- Há um sentimento de urgência na identificação dos pistoleiros e, principalmente, dos mandantes -ressaltou.

Hélio Costa lembrou que 15 homens armados e encapuzados invadiram um acampamento de Trabalhadores Rurais Sem Terra, na Fazenda Nova Alegria, que havia sido ocupada em maio de 2002 por cerca de 90 famílias. Segundo vistoria do Instituto das Terras, do governo do estado de Minas Gerais, cerca de 600 hectares da fazenda são de terras devolutas, informou.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) condenou a barbaridade do ato, dizendo que ultrapassa todos os limites de tolerância. Ele disse as autoridades precisam ser rápidas para solucionar o caso, porque envolve matadores de aluguel e "fazendeiros sem escrúpulos que tudo fazem para manter terras que não lhes pertencem".



23/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa reivindica construção de viaduto em Minas Gerais

Hélio Costa ressalta o crescimento das exportações de Minas Gerais

Hélio Costa apresenta reivindicações de Minas Gerais na reforma tributária

Hélio Costa requer licença do Senado para se dedicar à campanha ao governo de Minas Gerais

Patrícia manifesta indignação com a morte do menino João Hélio e defende medidas socioeducativas

Humberto Costa manifesta indignação com 'ataques' à Petrobras