Hélio Costa solicita à Petrobras análise do potencial petrolífero da bacia do São Francisco



O senador Hélio Costa (PMDB-MG) informou ao Plenário nesta terça-feira (1º) que enviou requerimento à ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, e ao presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, para que autorizem o envio de pesquisadores e a elaboração de estudos locais para verificar o potencial petrolífero na Bacia do Rio São Francisco, particularmente no norte de Minas Gerais.

- A Petrobras já foi lá e fez uma pesquisa, mas nunca falou nada publicamente sobre o assunto. O que houve? É só isso que queremos, uma posição oficial do ministério e da Petrobras. Será que é tão complicado fazer-se uma prospecção na área? - questionou o senador.

Com base em matéria publicada no jornal Estado de Minas, Hélio Costa disse que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) não incluiu a área da bacia do Rio São Francisco em processo de licitação para prospecção realizado no final do ano passado. No entanto, de acordo com o senador, o pesquisador Nestor Malard Filho assegura que a região possui óleo de classificação -Brent-, com grande valor no mercado internacional.

Lideranças e políticos regionais, com base em pesquisas de geólogos da região, também garantem que há potencial para exploração de gás natural na bacia do São Francisco, disse o senador.

- Há um local na região em que basta acender um fósforo sobre a água que pega fogo. A emanação de gás é tão forte que ninguém se atreve a abrir uma cisterna, com medo de se expor ao risco de explosão - enfatizou ele, que assinalou a importância do Ministério de Minas e Energia e da Petrobras se mobilizarem para esclarecer se há possibilidades petrolíferas na bacia do São Francisco.

- Seria a redenção para a região - resumiu Hélio Costa.



01/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa defende a revitalização do São Francisco

Pesquisa da UnB ajuda a identificar áreas com potencial petrolífero na camada pré-sal

CNJ solicita análise de federalização dos processos de Coari

Bacia do São Francisco passa a ter cobrança de água

Uso de água da bacia do São Francisco passará a ser cobrado

Petrobras confirma potencial da megarreserva do Campo de Tupi, no pré-sal