Hélio Costa vê nova oportunidade para paz na Palestina



Em sessão solene de homenagem ao falecido presidente da Organização para Libertação da Palestina, Yasser Arafat, o senador Hélio Costa (PMDB-MG) disse que, no passado, palestinos e israelenses tiveram várias oportunidades para estabelecer um acordo de paz e, agora, essa oportunidade surge novamente. Mas, para isso, assinalou o senador, é preciso que Israel desocupe os territórios "que foram assaltados e tomados".

Hélio Costa sugeriu que o Congresso Nacional brasileiro envie uma representação para, ao lado de países do mundo todo, observar as eleições palestinas. Segundo ele, aqueles que oprimem a Palestina podem querer "pegar e torcer" a vontade do povo palestino.

O senador lembrou ter conhecido Arafat pessoalmente quando exercia a profissão de jornalista e citou como eventos que marcaram aquela região do Oriente Médio o atentado terrorista aos atletas da delegação israelense nas Olimpíadas de Munique, em 1972 na Alemanha, e o assassinato do presidente do Egito, Anuar Sadat, em 1981.

Hélio Costa também lembrou de quando integrou uma missão de parlamentares brasileiros que tentou encontrar-se com Yasser Arafat, mas foi impedida por tanques do exército israelense. "Ou se retiram ou temos que atirar", ouviram os parlamentares dos oficiais israelenses, relatou o senador.



24/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa discorda da nova política de saneamento do governo

Hélio Costa: nova Cide vai finalmente permitir a recuperação das rodovias do país

Hélio Costa apela por recursos para a Embrapa

Hélio Costa defende mais recursos para a Embrapa

Hélio Costa ressalta simbolismo do dia 21 de abril para os brasileiros

Hélio Costa apresenta proposta para mudar rito de MPs