Heloísa considera "cerco sobre rebeldes" petistas especulação da imprensa
A senadora Heloísa Helena (PT-AL) classificou como especulação da imprensa declarações atribuídas a lideranças do governo sobre um suposto -cerco sobre rebeldes- petistas, que teriam sido controlados para votar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite a regulamentação -fatiada- do sistema financeiro nacional. A PEC, já aprovada pelo Senado, está na pauta de votações desta quarta-feira (2) na Câmara dos Deputados, de acordo com a senadora.
Em discursos nesta terça-feira (1º) Heloísa Helena disse não acreditar nas supostas declarações porque o país não vive no tempo da Inquisição. Na sua opinião, está sendo dada a essa PEC uma importância que ela de fato não tem, tanto que, quando de sua votação no Senado, o PT não fechou questão e liberou sua bancada para votar individualmente como quisesse. De acordo com Heloísa Helena, na votação no Senado, dos sete senadores petistas, quatro se abstiveram e dois foram contra. A proposta não correrá nenhum perigo no Senado e poderá receber aprovação por unanimidade, -mesmo porque escolhemos causas mais nobres- para discutir, afirmou a senadora.
Heloísa Helena disse ainda esperar que a relevância atualmente dada à matéria não seja porque sua aprovação ou rejeição será índice de vitória ou derrota do governo, ou porque ela responde a algum acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para garantir autonomia ao Banco Central.
Segundo a parlamentar, os senadores sabem que ela considera fundamentais as decisões da bancada e o debate da fidelidade partidária. No entanto, acrescentou, em relação à autonomia do BC, por convicção ideológica votará contra.
- Só existe uma possibilidade de, na ata do Senado Federal, não constar meu voto contrário à autonomia do BC. É se o governo não encaminhar o projeto - afirmou.
01/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heloísa desmente versão da imprensa sobre ação policial no INSS
Heloísa Helena é homenageada por militantes petistas
Jefferson Péres considera "gravíssima" denúncia contra petistas
Cecília considera automática transferência de votos entre petistas
HELOÍSA HELENA EXIGE PROVIDÊNCIAS CONTRA ATENTADOS A MILITANTES PETISTAS
HELOÍSA CONTESTA CRÍTICAS DO GOVERNO E DA IMPRENSA AO MST