HELOÍSA CONTESTA CRÍTICAS DO GOVERNO E DA IMPRENSA AO MST
Ao assumir a defesa do MST, a senadora petista criticou reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, do jornalista Josias de Souza, que acusa a entidade de obrigar os produtores a destinar 3% dos financiamentos agrícolas à causa. Após tachar a denúncia de "infundada", Heloísa aderiu à posição de contra-ataque do MST que, de posse de documentos do Incra, acusou o governo de ter custeado transporte e combustível para a reportagem da Folha se deslocar até os assentamentos.
"Apesar da estratégia do governo FHC de derrotar física e moralmente o MST, os trabalhadores rurais estão resistindo frente a essa ofensiva neoliberal", afirmou Heloísa Helena. Na sua opinião, a política agrícola do governo federal pretende inviabilizar a produção autônoma e a agricultura familiar no país. "Só deve permanecer no mercado quem tem condições de competir no mercado agrícola internacional", acrescentou.
Com base em dados do IBGE e do Incra, a líder oposicionista credita ao atual modelo agrícola o registro de episódios de favelização em assentamentos, crescimento do êxodo rural e da concentração de terras. Entre 1995 e 1999, o IBGE apurou que 4,2 milhões de brasileiros abandonaram o campo, enquanto o Incra constatou que os latifúndios foram ampliados em 80,6 milhões de hectares entre 1992 e 1998.
10/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli contesta críticas do PSDB ao governo
Mercadante contesta críticas de FHC ao governo Lula
Sibá contesta críticas de ruralistas ao governo
Ideli contesta críticas de Bornhausen e Arthur Virgílio ao governo
HELOÍSA CONTESTA ARGUMENTOS DO GOVERNO CONTRA REAJUSTE DO FUNCIONALISMO
Arthur Virgílio ampara críticas ao governo no noticiário da imprensa