Heloísa denuncia acobertamento de criminosos pelo Refis II



A senadora Heloísa Helena (sem partido-AL) disse nesta segunda-feira (29) que espera que o governo edite uma medida provisória (MP) para corrigir uma alteração feita pela Câmara dos Deputados na lei que rege o Programa de Recuperação Fiscal II (Refis II). Segundo a senadora, essa alteração está acobertando criminosos de todos os tipos e até assassinos. O Refis II permite o pagamento parcelado de todos os débitos que os contribuintes tenham junto à Secretaria da Receita Federal (SRF), ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Citando reportagem feita pelo jornal Correio Braziliense, Heloísa Helena disse que, neste caso, o governo tem as justificativas necessárias e previstas na Constituição Federal - urgência e relevância - para editar uma medida provisória que corrija a alteração feita pela Câmara dos Deputados no Refis II. Ele lembrou que o governo já editou diversas medidas provisórias, inclusive para "abafar" o caso Waldomiro e proteger um ministro, sem atender os requisitos constitucionais.

- O Refis está servindo para abrigar uma clientela que cometeu toda sorte de crimes: sonegação, narcotráfico, roubo de cargas, contrabando e homicídios. Como fazem um acordo com a Receita, ficam limpos perante o Fisco e livres da prisão, onde deveriam estar. Não podem ser condenados por sonegação fiscal, mesmo que o processo já esteja tramitando na Justiça - concluiu.



29/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito cobra esclarecimentos da PF sobre denúncia de acobertamento de dirigente petista

Heloísa Helena quer examinar melhor ampliação do Refis

Contribuinte poderá negociar dívidas pelo Refis de 10 a 31 de agosto

JUCÁ DESTACA IMPORTÂNCIA DA APROVAÇÃO DO REFIS PELO CONGRESSO

Dívida de bancos que quebraram na década de 90 foi abatida pelo Refis da Crise, diz BC

Roberto Cavalcanti elogia novo modelo do Refis lançado pelo governo