Heloísa Helena discorda do entendimento de que a sociedade é responsável pela violência



A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) contestou, na última sexta-feira (19), o entendimento, compartilhado por várias autoridades, de que a violência que agitou São Paulo e outros estados nos últimos dias é de responsabilidade de toda a sociedade brasileira. Ela acusou sobretudo os governos de Fernando Henrique Cardoso e de Luiz Inácio Lula da Silva por omissão e irresponsabilidade em suas políticas de segurança pública.

- Não é justa nem correta a generalização da responsabilidade. É muito cômodo isso, mas quando se generaliza a responsabilidade, acaba ninguém assumindo. Portanto não assumo essa responsabilidade. Não fui omissa, nem cúmplice. Fiz as cobranças necessárias e apresentei propostas concretas. Muitos defeitos eu tenho, mas não o da omissão e o da cumplicidade. Essa carapuça eu não ponho - ressaltou.

Heloísa Helena lembrou que, dois meses atrás, várias autoridades tiveram conhecimento do vídeo Falcão - Meninos do Tráfico, várias mães de família choraram frente à televisão diante do menino de oito anos de idade que disse que, quando crescesse, queria ser bandido, e, no seu entender, nada foi feito.

Para a senadora, é essencial neste momento que o governo Lula diga o que está fazendo, porque quem está no Poder Executivo é que tem de tomar providências. De acordo com Heloísa Helena, aos que estão no Legislativo cabe cobrar e aprovar normas legais e a destinação de recursos para resolver esse tipo de problema.

- Nós estamos aqui cobrando, disponibilizando recursos. Agora, quem é da base bajulatória, da base de sustentação ou do que quer que seja é que tem de mostrar o que é que efetivamente está sendo feito para as crianças e para os jovens brasileiros antes que a marginalidade e o narcotráfico os arrastem - disse.

A senadora indagou do governo o que está sendo feito para o monitoramento e o controle eficaz das fronteiras brasileiras e para a identificação da "simbiose" existente entre o narcotráfico e outras atividades ilegais.

- O que está sendo feito em relação ao controle dos laboratórios clandestinos ou oficiais que manipulam matérias-primas que são utilizadas na fabricação de drogas sintéticas? O que está sendo feito em relação ao diagnóstico que foi apresentado por todos os secretários de Segurança de todos os estados brasileiros em relação às necessidades concretas, objetivas, dos serviços de segurança pública e do sistema prisional? Essa história de que a responsabilidade é de todos significa que ninguém assume responsabilidade. E o governo Lula, os governos estaduais e municipais têm de dizer exatamente o que estão fazendo - reiterou.



19/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena homenageia mulheres abandonadas pela sociedade

Heloísa Helena discorda de Sarney e recorre à CCJ

HELOÍSA HELENA REPUDIA VIOLÊNCIA POLICIAL EM BELÉM

HELOÍSA HELENA PEDE AJUDA CONTRA VIOLÊNCIA EM ALAGOAS

Heloísa Helena cobra do governo ações concretas contra a violência

Heloísa Helena defende "repressão implacável" à violência do crime organizado