HELOÍSA HELENA FAZ APELO AO GOVERNO PARA ABRIR NEGOCIAÇÕES COM O MST
Heloísa enfatizou a necessidade de reabertura das negociações dizendo que o calendário agrícola não pode esperar. A senadora lembrou que a pauta de reivindicações do MST não é nova, pois já foi apresentada em julho passado. Os trabalhadores pleiteiam créditos de custeio para os assentamentos, assistência técnica e sementes e o cumprimento de convênios para levar educação a crianças e adultos.
Segundo a senadora, os trabalhadores não querem ficar invadindo prédios públicos ou permanecendo em vigília diante da fazenda Dois Córregos, no município de Buritis (MG). "Eles querem voltar para seus assentamentos para trabalhar a terra, que é sua vocação. Se o governo quiser acabar com o MST, só precisa fazer a reforma agrária e assentar os trabalhadores", afirmou.
ASSASSINATO
Heloísa Helena lembrou, ainda, que nesta quinta-feira (dia 21) completa-se um ano do duplo assassinato dos enfermeiros Marcos e Edma, militantes do movimento sindical do Rio de Janeiro, que estavam investigando desvios de verbas em hospitais públicos. O inquérito para apuração dos crimes já passou por várias instâncias e hoje se encontra na Delegacia de Repressão a Ações Criminosas, mas quase nada foi apurado, afirmou.
A senadora disse que os sindicalistas que faziam parte do grupo de investigação de Marcos e Edma continuam recebendo ameaças de morte. "É abominável que essa situação perdure sem que as autoridades tomem as devidas providências", disse. Ela informou que o dia será marcado por uma passeata, no Rio de Janeiro, em protesto contra a impunidade.
20/09/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heloísa Helena condena "balcão de negócios do governo" e faz apelo por instalação da CPI
Heloísa Helena faz apelo por liberação de crédito a agricultores de Alagoas
Heloísa Helena quer conhecer os critérios para a liberação de verbas do governo
Para Heloísa Helena, governo faz "uso oportunista" da máquina pública em campanha eleitoral
Heloísa Helena critica "balcão de negócios" do governo Lula para votar mínimo de R$ 260
Heloísa Helena diz que ação do governo foi vergonhosa