HELOÍSA HELENA INSISTE EM AÇÕES EMERGENCIAIS PARA ALAGOAS E PERNAMBUCO



"Se fosse a desculpa do risco sistêmico da quebradeira de um banco, imediatamente já teriam sido liberados recursos". A afirmação é da senadora Heloísa Helena (PT-AL), ao lastimar nesta segunda-feira (dia 07) a situação em que se encontram os estados de Pernambuco e Alagoas, com os estragos provocados pelas enchentes e a demora na destinação de recursos para recuperar os prejuízos.
Na opinião da parlamentar, essa demora se explica pelo simples fato de tratar-se "da tragédia de milhares de famílias alagoanas e pernambucanas". Ela fez um apelo para que se estabeleçam alternativas concretas para garantir ações emergenciais de recuperação dos danos causados a tantas famílias, "que estão enfrentando fome, miséria e sofrimento". Testemunha do que acontece naqueles estados, ela descreveu o que viu como um cenário posterior a uma guerra.
De acordo com a senadora, para se chegar às cidades atingidas pelas enchentes enfrentam-se riscos gigantescos, que incluem lixo e animais mortos, potencialmente aptos a gerar graves doenças. Ela disse estar contando com a pressão da comissão de parlamentares que foi formada para analisar os danos provocados por essas enchentes, no sentido de que se consiga urgentemente, mediante Medida Provisória, a liberação de recursos para alimentos, medicamentos, vestuário, recuperação de estradas, assim como para a reconstrução de pontes, unidades habitacionais, contenção de encostas e desobstrução de galerias e canais.
Heloísa Helena pediu ainda a recuperação de equipamentos de saúde, de educação, além de linhas de crédito especiais para empresários e comerciantes que tiveram seus instrumentos produtivos completamente destruídos. Referiu-se também aos pequenos proprietários que tiveram suas lavouras completamente destruídas, pedindo a liberação de recursos que já estão disponibilizados nos ministérios e que precisam efetivamente chegar a esses estados e municípios para ações emergenciais de recuperação de danos. E apelou para que na elaboração do Orçamento do próximo ano sejam destinados recursos para obras estruturais fundamentais para a recuperação desses estados.

07/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


BB aprova medidas emergenciais de crédito em Alagoas e Pernambuco

HELOÍSA HELENA PEDE RECURSOS PARA DESABRIGADOS DE ALAGOAS

HELOISA HELENA PEDE COMPREENSÃO PARA ALAGOAS E SERGIPE

Heloísa Helena pede recursos para o Canal do Sertão de Alagoas

Heloísa Helena pede liberação de recursos para socorrer os flagelados de Alagoas

Heloísa Helena lamenta desmantelamento do PT em Alagoas