Heloísa Helena lamenta desmantelamento do PT em Alagoas



A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) considerou "uma verdadeira tragédia" o Partido dos Trabalhadores ter deixado de lado em Alagoas "militantes históricos" com possibilidade de vitória, trocados por "personalidades que nada têm a ver com história do partido". Em pronunciamento nesta terça-feira (5), ela disse esperar que "um dia essas coisas possam ser repensadas" e acrescentou que "a vida está dura, muito difícil, especialmente dolorosa" para ela em Alagoas.

A senadora disse ter ficado feliz com o resultado obtido pelo candidato que apoiou em Maceió, que atingiu 10% dos votos. Lembrou que, há dez dias, "um senador do PT comemorava dizendo que o candidato não passaria de 2%". A senadora afirmou que queria muito ser candidata a prefeita de Maceió, ressaltando que "o requinte de perversidade" do processo de sua expulsão do PT foi este ter se consumado após o prazo previsto na legislação eleitoral para que ela pudesse inscrever sua candidatura.

Heloisa Helena manifestou sua tristeza com a "degeneração da estrutura partidária" do PT em Alagoas, para a qual disse ter contribuído com muitos anos de dedicação. Lamentou ter visto em São Miguel dos Campos, terceiro maior colégio eleitoral do estado, o presidente do PT ao lado de Nivaldo Jatobá, segundo ela um dos maiores usineiros do estado. Lembrou que para o PT, há algum tempo, Nivaldo "não era só um corrupto, testa de ferro de Suruagy, era também matador de trabalhador rural".

A senadora relatou que, quando esteve em Belém, as pessoas lhe perguntaram se não iria denunciar o senador Duciomar Costa (PTB-PA, candidato a prefeito na capital paraense que disputa o segundo turno com a também senadora Ana Júlia Carepa, do PT) na Comissão de Ética do Senado. Segundo informou, a senadora disse que iria analisar o processo. Heloisa Helena disse ainda que o deputado federal e ex-senador Jader Barbalho, antes considerado "um delinqüente" pelo partido, "agora é queridinho do PT".

- Ou não era um delinqüente ou alguma coisa está errada - afirmou.

Ainda referindo-se ao Pará, Heloísa Helena lamentou a indicação, pelo PT, do senador Luiz Otávio (PMDB-PA) para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), que classificou como "uma coisa de outro mundo". Ela disse ter analisado o processo da indicação do senador e dito a ele o que pensa sobre o assunto.



05/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena condena impunidade em Alagoas

Heloísa Helena não aceita apoio do PL em Alagoas

HELOÍSA HELENA CONSEGUE AUDITORIA DA DÍVIDA DE ALAGOAS

Heloísa Helena denuncia "chantagem eleitoral" em Alagoas

HELOISA HELENA SOLIDARIZA-SE COM PEDIDO DE MORATÓRIA DE ALAGOAS

HELOÍSA HELENA PEDE RECURSOS PARA DESABRIGADOS DE ALAGOAS