Heloísa Helena questiona legalidade da MP do setor elétrico



A legislação que regulamenta o setor elétrico não estabelece que o Estado esteja obrigado a garantir o equilíbrio financeiro das distribuidoras, segundo argumentou a senadora Heloísa Helena (PT-AL). Ela disse que os contratos de concessão estabelecem o risco e, inclusive, a obrigação das concessionárias responderem pelos prejuízos, "até dos consumidores".

- Vamos discutir a legalidade dessa medida provisória e mostrar que os argumentos apresentados pelo governo são ilegais e mentirosos - propôs a senadora.

Segundo a parlamentar, os consumidores que ajudaram o governo federal, quando chamados a colaborar durante o racionamento, serão duplamente sacrificados, porque, além de terem sido obrigados a poupar eletricidade, agora terão de pagar por ela.

- E quem vai indenizar o setor produtivo, que no ano passado perdeu mais de US$ 10 bilhões? - perguntou a senadora. Ela lembrou que a redução das atividades industriais também penaliza o trabalhador, por causa do fechamento dos postos de trabalho.



16/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


HELOÍSA HELENA CRITICA PRIVATIZAÇÕES NO SETOR ELÉTRICO

HELOÍSA HELENA E GERALDO CÂNDIDO RECEBEM SINDICALISTAS DO SETOR ELÉTRICO

Heloísa Helena questiona inviolabilidade de senha secreta

Dornelles questiona constitucionalidade de MP do setor elétrico

Heloísa Helena homenageia trabalhadoras do setor de educação

SATURNINO QUESTIONA LEGALIDADE DE DECISÃO DO BC