HELOÍSA PARABENIZA ENTIDADES POR SUCESSO DO PLEBISCITO DA DÍVIDA



O resultado do plebiscito sobre a dívida externa foi aplaudido pela senadora Heloísa Helena (PT-AL) que, em discurso no plenário nesta quinta-feira (dia 14), parabenizou as entidades organizadoras pela iniciativa. O plebiscito foi promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e partidos de oposição.
A líder do Bloco Oposição informou que "a esmagadora maioria" votou favoravelmente à realização de uma auditoria das dívidas interna e externa e da revisão dos acordos assinados com o Fundo Monetário Internacional (FMI). "Não podemos deixar que burocratas de plantão decidam sobre a política econômica, sem ouvir a população que agüenta suas conseqüências", disse.
- Apesar da postura desqualificada do governo federal em tentar intimidar as forças vindas da sociedade e em tentar desmobilizar a opinião pública, tivemos, sem dúvida, uma participação gigantesca, com cinco milhões de pessoas que foram às urnas - afirmou.
Heloísa Helena observou que esse debate nacional resultou na apresentação de dois projetos. Um, na Câmara, determinando a realização de plebiscito oficial para discutir o tema; outro, de sua autoria, perdoando a dívida externa, com o Brasil, de países com PIB per capita menor do que o brasileiro.
De acordo com a senadora, 30 países estão nessa situação, devendo uma quantia que considera "irrisória", por corresponder a apenas 0,3% do montante de juros anuais que o Brasil paga por conta de sua dívida externa. A senadora destacou que o Brasil, ao ser solidário com esses países, estaria fazendo um gesto político "extremamente importante" para apresentar à opinião pública internacional a possibilidade de construção de uma nova ordem econômica mundial.
Em aparte, o senador Artur da Távola (PSDB-RJ) disse que não houve plebiscito porque não se obedeceu aos princípios jurídicos que regem o instrumento. Também em apartes, os senadores Lauro Campos (PT-DF) e Marina Silva (PT-AC) afirmaram que, seja qual for o nome a ser dado a pesquisa - plebiscito ou mera consulta popular -, cinco milhões de brasileiros disseram considerar as dívidas externa e interna como prejudiciais à população.

14/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


HELOÍSA PARABENIZA MERCADANTE POR SEU DEPOIMENTO NA CPI

HELOÍSA PROPÕE PLEBISCITO SOBRE PRIVATIZAÇÃO DA CHESF

SENADORES VOTAM NO PLEBISCITO DA DÍVIDA

Heloísa parabeniza TJ-SP por concessão de "habeas corpus" a sem-terra

HELOÍSA HELENA PARABENIZA ITAMAR FRANCO POR HOMENAGEM AO MST

HELOÍSA QUER QUE CCJ EXAMINE PLEBISCITO PARA PRIVATIZAÇÃO DE HIDRELÉTICAS