HELOÍSA PROTESTA CONTRA DIFAMAÇÃO DAS MULHERES
Segundo Heloísa, trata-se da velha tática dos homens: se for uma mulher mansinha e sem ambições, tudo bem, ela pode trabalhar, mas se quiser disputar o poder político ou econômico, logo é alvo de palavras chulas tentando desclassificar seu comportamento. "É o que está acontecendo com Sandra que, de vítima de violência está passando a jornalista incompetente e namorada traidora, para concluir que o crime de Pimenta não foi tão grave", explicou.
A líder do Bloco Oposição no Senado fez um longo relato sobre mulheres que lutaram contra o poder constituído desde Dandara, guerreira do Quilombo dos Palmares até a deputada federal por Alagoas Ceci Cunha (PSDB), assassinada antes de tomar posse em mais um mandato para Câmara dos Deputados, passando por D. Maria do Carmo, que teve seu filho assassinado e foi, sem advogado nem apoio sindical, até a Justiça pedir reparação.
Em aparte, o senador Geraldo Cândido (PT-RJ) se solidarizou com a luta das mulheres por direitos iguais na sociedade. "As camponesas e operárias são oprimidas pela dupla jornada de trabalho, enquanto tantas outras sofrem violência dentro de sua própria casa", alertou o senador.
Também em aparte, a senadora Marina Silva (PT-AC) prestou homenagem às mulheres lembrando que somente agora "estamos saindo de uma época em que éramos consideradas incapazes pela visão torta de um mundo machista".
31/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
HELOÍSA HELENA PROTESTA CONTRA DECISÃO DA OMC
Heloísa Helena protesta contra enxugamento da Conab
HELOISA HELENA PROTESTA CONTRA DEMAGOGIA DO GOVERNO
Heloísa protesta contra ação de gangue em Alagoas
Heloísa protesta contra roubo de autoria de emendas ao orçamento
Heloísa Helena protesta contra projeto de transposição do rio São Francisco