Heloísa Helena protesta contra projeto de transposição do rio São Francisco
A senadora citou o relatório de impacto ambiental (Rima) que relaciona 17 conseqüências negativas, e apenas 9 positivas, em relação ao projeto. Uma das mais preocupantes é a diminuição da geração de energia elétrica, Além disso, sustenta Heloísa Helena, o relatório não inclui análise dos problemas da foz do rio, onde a cunha de salinidade proveniente de águas do mar penetrando no rio, já representa um problema ambiental sério para Alagoas e Sergipe.
Heloísa negou que haja egoísmo dos representantes dos de Alagoas, Sergipe e Bahia, banhados pelo São Francisco, ao se posicionarem contra o projeto, que retirará parte da vazão do rio em suas terras, para distribuir a populações do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará.
- O governo está mexendo com os corações da população pobre desse estados dizendo que o projeto vai resolver seu problema de seca e fome. Não é verdade, basta observar a extrema pobreza de tantos municípios nordestinos situados a poucos quilômetros das margens do São Francisco - salienta.
Em aparte, o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) lembrou que a comissão de senadores que visitou os Estados Unidos, para se inteirar do projeto de transposição das águas do rio Colorado, constatou seu êxito nas terras dos estados norte-americanos, mas verificou que os problemas do projeto surgiram, justamente, na foz do rio, localizada no México. "Alagoas e Sergipe estarão fazendo o papel do México nessas história", afirmou.
22/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heloísa Helena pede novo debate do projeto de transposição de águas do São Francisco
Heloísa Helena afirma que comitê não apóia transposição do S. Francisco
Heloísa Helena defende ações no São Francisco antes da transposição
HELOÍSA HELENA QUER URGÊNCIA PARA DEBATE SOBRE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO
HELOÍSA HELENA PROTESTA CONTRA DECISÃO DA OMC
Heloísa Helena protesta contra enxugamento da Conab