Heloísa Helena protesta contra enxugamento da Conab



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) lamentou que a resposta do governo às muitas denúncias de irregularidades na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estatal criada para administrar estoques reguladores e preços dos alimentos, tenha sido seu enxugamento dentro do modelo neoliberal: venda de armazéns e diminuição do número de empregados.

Segundo Heloísa Helena, essas medidas não garantirão a eficiência da empresa, resultando apenas na diminuição da capacidade de estocagem de alimentos, levando a empresa a contratar serviços dos armazéns privados, e na criação de um problema social grave com a demissão de mais de 1.500 funcionários que dificilmente poderão ser absorvidos pelo mercado de trabalho.

Ela relatou ter encaminhado ofício ao ministro da Agricultura e do Abastecimento, Pratini de Moraes, pedindo uma solução para o caso. Para Heloísa Helena, a Conab deveria estar a serviço de uma política de segurança alimentar, tarefa importante para manter os preços dos produtos primários, regularizar o abastecimento, bem como estimular e garantir a produção agrícola nacional.

Ao finalizar seu pronunciamento, Heloísa Helena lamentou que o ano legislativo tivesse chegado ao final sem a solução para dois problemas de servidores públicos: do setor de saúde, que o governo federal ainda não resolveu, e dos funcionários do Senado, cujo plano de cargos e salários não pôde ser votado na Casa. Presidindo a sessão, o senador Edison Lobão (PFL-MA) garantiu que o plano será aprovado no início da próxima sessão legislativa..

19/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


HELOÍSA HELENA PROTESTA CONTRA DECISÃO DA OMC

HELOISA HELENA PROTESTA CONTRA DEMAGOGIA DO GOVERNO

Heloísa Helena protesta contra projeto de transposição do rio São Francisco

Heloísa Helena protesta contra carta de intenções do governo ao FMI

Heloísa Helena protesta contra falta de assistência aos nordestinos

Heloísa Helena protesta contra novo acordo para usineiros