Hemobrás assina contrato para melhoria na produção de plasma



A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), vinculada ao Ministério da Saúde, assinou contrato de incentivo com o Centro Regional de Hemoterapia de Ribeirão Preto (Hemocentro RP), em São Paulo, para melhoria da quantidade do plasma com qualidade industrial. A iniciativa tem como objetivo o aperfeiçoamento dos processos de produção, qualificação e armazenagem do plasma sanguíneo por parte do hemocentro.

O componente é a matéria-prima para os medicamentos que a Hemobrás irá produzir a partir de 2014, na sua fábrica em construção em Pernambuco. Desde julho, já foram firmadas parcerias com os serviços de hemoterapia de Brasília, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Até o fim do ano, 110 estabelecimentos serão beneficiados.

A assinatura do contrato ocorreu na última terça-feira (4). A Hemobrás não pagará pelo plasma, o que é terminantemente proibido pela Constituição Federal. A empresa repassará de R$ 20 a R$ 38 para cada litro do insumo que estiver em condições industriais ao hemocentro. Os recursos poderão ser empregados na compra de maquinário, manutenção de equipamentos, contratação de mais profissionais, além da melhoria do controle da qualidade do plasma.

Com o aumento da qualidade, haverá ampliação do volume do plasma para o processo fabril da Hemobrás. Atualmente, os serviços de hemoterapia coletam 3,6 milhões de doações de sangue por ano no País, resultando em 150 mil litros de plasma com qualidade industrial, que já são repassados à estatal.

Atualmente, a Hemobrás remete este plasma para produção dos hemoderivados no exterior até que sua fábrica entre em operação. No primeiro ano de contrato com os 110 serviços de hemoterapia, a estatal espera ampliar em 20% o total de 150 mil litros. Dentro de três anos, a expectativa é atingir 300 mil litros de plasma/ano, volume ideal para que a fábrica comece a operar. A capacidade máxima chegará a 500 mil litros de plasma/ano.


Fonte:
Ministério da Saúde



05/10/2011 19:39


Artigos Relacionados


Hemobrás promove encontro sobre coleta de plasma brasileiro em Brasília

Petrobras assina contrato para produção de mudas de palma no Pará

Humberto Costa registra início da produção de selante biológico pela Hemobrás

SP assina convênio com 170 cidades para melhoria de gestão ambiental

Covas assina convênio com o MEC para melhoria do ensino médio

BNDES assina contrato para reforma do Mineirão