Hemobrás promove encontro sobre coleta de plasma brasileiro em Brasília
A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) promove entre os dias 23 e 25 de agosto, em Brasília, a II Oficina da Hemobrás – Gestão da Qualidade no Serviço de Hemoterapia. O evento conta com a participação de 142 representantes dos 72 principais serviços de hemoterapia públicos e privados de todas as regiões do Brasil e tem apoio da Organização Pan-americana da Saúde (Opas).
A sensibilização tratará sobre a importância da gestão da qualidade, fundamental para o aumento da quantidade do plasma humano destinado à indústria. O hemocomponente é matéria-prima dos medicamentos que a estatal, vinculada ao Ministério da Saúde, irá produzir a partir de 2014, em sua fábrica localizada no município de Goiana (PE).
O plasma humano destinado à produção dos hemoderivados é aquele oriundo das doações de sangue, mas que não chega a ser aproveitado nas transfusões. Além disso, para ser transformado em medicamentos, é necessário ter qualidade industrial, ou seja, obedecer a critérios específicos, que visam o bom aproveitamento de suas propriedades. Atualmente, os hemocentros recebem 3,6 milhões doações de sangue por ano, que resultam em 150 mil litros de plasma com qualidade industrial. A expectativa é alcançar, em 2014, a média de 300 mil litros ao ano, volume ideal para que a fábrica, que terá capacidade para processar 500 mil litros de plasma/ano, comece a operar.
Serão produzidos na unidade industrial albumina, imunoglobulina, fatores de coagulação VIII e IX, complexo protrombínico e fator de von Willebrand, que serão distribuídos no Sistema Único de Saúde (SUS). Estes medicamentos são fundamentais para 11,5 mil brasileiros com hemofilia, 1,5 mil pacientes com imunodeficiências primárias, portadores de cirrose, câncer, Aids, queimados graves ou internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
As palestras da oficina serão proferidas por profissionais de referência na área, no âmbito nacional, como representantes da Hemobrás; Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde; Hemocentro de Ribeirão Preto e Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), de São Paulo; e Fundação Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa); e internacional, que é o caso da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Laboratório Francês de Biotecnologia (LFB), parceiro de transferência tecnológica da Hemobrás.
Incentivo
Até o final do ano, a Hemobrás assinará contrato de incentivo com 110 serviços de hemoterapia do País. A iniciativa visa ao aperfeiçoamento de processos de produção, qualificação e armazenagem do plasma sanguíneo por parte dos hemocentros. A Hemobrás não pagará pelo plasma, o que é proibido pela Constituição Federal.
A estatal repassará às instituições de R$ 20 a R$ 38 por litro do insumo em condições industriais, recurso que deverá ser empregado na compra de maquinário, manutenção de equipamentos, contratação de profissionais, além da melhoria do controle da qualidade do plasma. Desde julho, já estabeleceram parceria com a Hemobrás os hemocentros de Brasília, Minas Gerais (Hemominas), Paraná (Hemepar), Pernambuco (Hemope), Rio de Janeiro (Hemorio e Hemocentro de Campo dos Goytacazes), São Paulo (Pró-Sangue e Colsan) e Bahia (Hemoba).
Empenhada na qualificação dos hemocentros como fornecedores de plasma para a indústria brasileira, a Hemobrás vem realizando auditorias nos principais hemocentros do País. Este ano, serão 110 estabelecimentos. Além disso, a estatal firmou convênio com o Ministério da Saúde para aquisição de equipamentos, como 38 blast freezers (freezers de congelamento rápido do plasma), 25 sistemas de monitoramento do congelamento do plasma e 15 freezers verticais a 30°C negativos para armazenamento de plasma, cedidos para o uso pelos serviços de hemoterapia.
Fonte:
Ministério da Saúde
23/08/2011 20:32
Artigos Relacionados
Hemobrás assina contrato para melhoria na produção de plasma
Encontro internacional em Brasília discute sistema eleitoral brasileiro
Procuradoria-Geral da União promove encontro em Brasília para apresentar metas de 2011
Ministério da Justiça abre encontro sobre refugiados em Brasília
Autoridades falam sobre repressão de cartéis em encontro em Brasília
Brasília sedia encontro mundial sobre seguridade social