Henrique Meirelles avalia política cambial em audiência no Congresso
Matéria atualizada em 08/11/2010 às 20h24
A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) realiza quinta-feira (11) audiência pública com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para avaliar o cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetária, creditícia e cambial.
Em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, Meirelles apresentará os resultados e o custo final de operações realizadas durante 2009 e no primeiro semestre de 2010.
Também participam da audiência pública, marcada para 10h, parlamentares das comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado e de três comissões da Câmara dos Deputados.
Segundo a Agência Câmara, o objetivo é discutir o impacto das ações adotadas nas três áreas entre julho de 2009 e junho deste ano. As medidas tomadas pelo governo para evitar a valorização excessiva do real em relação ao dólar devem ser o principal tema dos debates.
Entre as medidas já anunciadas, desde outubro, estão o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 2% para 4% para investimentos estrangeiros em renda fixa; a permissão para o Tesouro Nacional comprar mais dólares no mercado; e a resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) para impedir que os estrangeiros migrem da renda variável para a renda fixa, como forma de fugir da nova taxação do IOF.
08/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Termina audiência da CAE com Henrique Meirelles
Começa audiência com Henrique Meirelles na CAE
Começa audiência com Henrique Meirelles
Henrique Meirelles participa de audiência pública na CAE
Henrique Meirelles discute política monetária na CAE
Henrique Meirelles fala agora sobre política de juros