Henrique Meirelles estará na CAE na próxima quarta-feira para avaliar o curso da política de juros
O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, prestará esclarecimentos sobre a execução da política de juros à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na quarta-feira (5) da próxima semana. Com início previsto para 10 horas, a audiência atende ao previsto em resolução do Senado (RSF 32/07), que determina o comparecimento trimestral do presidente do BC perante a comissão, para expor os fundamentos e a forma de execução da política monetária.
Na quarta-feira passada (22), o Comitê de Política Monetária (Copom), integrado pelos diretores do BC, anunciou uma redução de 0,50 ponto percentual na Selic, a taxa básica de juros do país. Esse foi o quinto corte consecutivo na taxa, que baixou de 9,25% para 8,75% ao ano.
Na reunião anterior, a Selic foi reduzida em 1 ponto, de 10,25% para 9,25% ao ano, assinalando a primeira queda da taxa para valor de apenas um dígito desde a criação do comitê, em 1996 - nos moldes do órgão similar que atua junto ao Federal Reserve (FED), o banco central dos Estados Unidos.
O BC utiliza a taxa Selic para calibrar o nível de juros no mercado e, desse modo, manter a inflação dentro da meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Aumentos traduzem a intenção de reduzir o dinheiro em circulação e conter a expansão do crédito. Assim, cai a atividade econômica e a inflação perde fôlego.
Com a inflação em queda, o BC vem manejando os juros na direção oposta. A flexibilização foi intensificada desde o início do ano, para aliviar os efeitos da crise financeira global sobre a economia interna, em quadro recessivo. Mesmo assim, o Brasil permanece entre os primeiros da lista de países com os maiores juros do mundo, questão que sempre mobiliza diversos setores da sociedade, entre opiniões contrárias ou favoráveis ao padrão da política de juros. Nas audiências com o presidente do BC, na CAE e demais comissões do Congresso, esse debate sempre ganha expressão.
Gorette Brandão / Agência Senado
31/07/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Henrique Meirelles fala agora sobre política de juros
Nelson Coelho de Castro estará no Sarau do Solar na próxima quarta-feira
Áudio | Henrique Meirelles diz que juros altos e falta de estabilidade na economia afastam investimentos
Henrique Meirelles discute política monetária na CAE
Henrique Meirelles apresenta cumprimento de metas da política econômica
Henrique Meirelles avalia política cambial em audiência no Congresso