Heráclito acha preocupante envolvimento de parlamentares da base governista em corrupção



Em entrevista coletiva à imprensa, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse que é preocupante o fato de a Polícia Federal ter encontrado indícios de corrupção com dinheiro público do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), envolvendo parlamentares da base governista na Câmara dos Deputados. O senador lembrou que antes de o programa ter sido anunciado, ainda em fase de projeto, foi descoberto o envolvimento de diretores da Caixa Econômica Federal "em mecanismos para driblar a seriedade do PAC".

- O presidente Lula escolheu a mãe do PAC. Agora vamos ver se ela vai renegar os filhos. E olha que só foram liberados 14% dos recursos. A pior coisa é a concentração [de gerenciamento]. O PAC tem dono, o PAC tem mãe. Se o PAC fosse distribuído entre os estados e os municípios já estaria fluindo com mais velocidade e as responsabilidades estariam sendo distribuídas - assinalou.

Com mil agentes, a Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (20) a maior operação do ano para apurar fraudes nas licitações de obras do PAC, com desvios de R$ 700 milhões que deveriam ter sido investidos em habitações populares e estações de tratamento de esgoto em vários municípios. Munidos de autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), agentes da PF fizeram buscas nos gabinetes de dois deputados federais, João Magalhães (PMDB-MG) e Ademir Camilo (PDT-MG).

Heráclito disse ainda que o Orçamento Geral da União deveria ser respeitado, pois os recursos do PAC são controlados e repassados diretamente pela Casa Civil da Presidência da República e fogem da fiscalização do Congresso Nacional. O senador observou que o PAC ganhou superpoderes que levam a supererros também e previu que ainda ocorrerão problemas muito sérios com esse programa.

20/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oposição crê em divisão da base governista

PR decide em fevereiro se é da base governista ou da oposição

Partidos da base governista não apoiarão nenhuma CPI

Base governista entra em obstrução na CPI das ONGs

Jader: escolha de comissões não prejudica base governista

Permanece o impasse: base governista não irá à instalação da CPI da Petrobras