Heráclito aconselha cautela a quem se posicionar sobre conflito



Lembrando que "a paz é o grande tesouro" do continente latino-americano, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Heráclito Fortes (DEM-PI), lamentou o episódio que resultou na morte de vários narcotraficantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano e assinalou que as Farc também invadiram o Equador.

Heráclito elogiou a "maneira equilibrada" com que o governo brasileiro está tratando o caso e anunciou que nesta terça-feira (4) o Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) reúne-se para buscar uma solução pacífica para a Colômbia e o Equador. O senador observou que o momento exige a máxima cautela por parte de parlamentares e governantes quando emitirem opinião sobre o conflito.

- É inaceitável o cativeiro de seqüestrados mantido pelas Farc e a prática de guerrilha, mas no momento nos cabe apenas a tarefa de torcer para que o bom senso impere e que a paz retorne. É descabido o envolvimento da Venezuela na questão, que deve se limitar ao Equador e à Colômbia. Um conflito como esse tem até hora para começar, mas não se sabe quando vai terminar - alertou.

O senador disse que a CRE poderá se reunir extraordinariamente ainda nesta semana para apoiar as iniciativas do governo brasileiro voltadas para a busca da paz. Ele louvou a decisão da OEA e condenou aqueles que querem fazer valer seus pontos de vista através da força.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) disse, em aparte, que está impressionado com a falta de habilidade do presidente da Venezuela ao intervir num conflito de dois outros países.

- O coronel Hugo Chávez envereda pelo caminho da radicalização - lamentou, lembrando que as Farc mantêm mais de 800 pessoas seqüestradas em condições subumanas no meio da selva.



03/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy sugere cautela com obras no Senado e Heráclito diz que ainda não foi tomada decisão sobre o assunto

Azeredo diz que Senado deve se posicionar sobre recursos para a saúde

Patriota ratifica decisão do País de aguardar a ONU para se posicionar sobre a Líbia

Flávio Arns informa que STF deverá se posicionar sobre o fornecimento de medicamentos excepcionais

Para Heráclito, é preciso cautela e "lente de aumento" para analisar as medidas do PAC

Heráclito: "quem merece impeachment é o delegado Protógenes"