Flávio Arns informa que STF deverá se posicionar sobre o fornecimento de medicamentos excepcionais



Antes de decidir sobre a obrigatoriedade de o poder público ampliar o fornecimento de medicamentos excepcionais para doenças crônicas, o Supremo Tribunal Federal (STF) realizará audiência pública para discutir o assunto até o final de abril. A informação é do senador Flávio Arns (PT-PR). Ele destacou que o Senado também deverá deliberar sobre o tema: tramitam em conjunto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) os projetos de Lei 219/07 e 338/07. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) é o relator.

O PLS 219 é de autoria do senador Tião Viana (PT-AC). O PLS 338, do senador Flávio Arns, foi elaborado a partir de várias audiências públicas realizadas no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Grupos de doentes crônicos, membros do Ministério Público e representantes do Ministério da Saúde participaram das reuniões com os senadores.

- Chegamos à conclusão de que deveríamos elaborar um projeto de lei que refletisse a necessidade dos doentes e de suas famílias. Perguntamos aos doentes crônicos quais exatamente eram os problemas e como poderíamos redigir uma legislação que representasse a solução para eles. Uma das principais dificuldades relatadas foi a falta de atualização da lista de medicamentos excepcionais do Ministério da Saúde - afirmou Flávio Arns.

Os estados e municípios têm se negado a adquirir os remédios que não constam das listas do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Flávio Arns, os doentes e seus familiares não são contra a existência destas relações de medicamentos excepcionais, porém eles reclamam que elas não foram atualizadas nos últimos seis anos.



15/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns aguarda posição do Ministério da Saúde sobre fornecimento de medicamentos contra doenças graves e crônicas

Flávio Arns discute projeto sobre distribuição de medicamentos com portadores de doenças crônicas

Flávio Arns quer garantir fornecimento de medicamento aos pacientes de testes com novas drogas

Flávio Arns apóia luta de doentes crônicos por medicamentos gratuitos

Alvaro Dias pede liberação de medicamentos excepcionais

Alvaro Dias pede liberação de medicamentos excepcionais